Especial

Foto:

[Crítica] Sucker Punch - Mundo Surreal


Direção: Zack Snyder
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 110 minutos
Título original: Sucker Punch

Crítica:

Você estará despreparado.

Uau! Sabe quando você acaba de ver um filme e ainda está entorpecido pelo que viu na tela? É assim que me sinto em relação a Sucker Punch - Mundo Surreal, um dos filmes que eu mais queria assistir este ano. Até hoje não me conformo pelo fato dele ter ido mal nas bilheterias, tão mal, que nem estreou nos cinemas por aqui. Um verdadeiro absurdo, imaginem minha indignação. Mas eu, sabiamente, não comecei a me bater nas paredes, esperei...

A história gira em torno de um pobre garota, que depois de ver a mãe morrer, é ameaçada por seu padrasto pedófilo. Tentando se defender dele, ela acaba matando a própria irmã acidentalmente. Como consequência, ela é transferida para um manicômio, onde converte suas experiências em uma aventura emocionante, passada dentro de um mundo surreal, na sua imaginação. Logo, ela e um grupo de garotas (também presas no local) armam um plano de escapatória, que poderá colocar suas vidas em risco de verdade...

Correspondendo a todas as minhas expectativas e, talvez, ainda mais, Sucker Punch - Mundo Surreal já se tornou um dos melhores filmes do ano. Então fico muito triste pelo resultado das bilheterias e espero que o filme se saia muito bem nas vendas de DVDs. Talvez esta resposta negativa do público seja o roteiro complexo. Muitas pessoas irão simplesmente boiar no final, sem entender a mensagem correta.

Uma das coisas que eu mais gostei neste filme é o clima de ambientação. Assim como Contos dos Dia das Bruxas e Scott Pilgrim Contra o Mundo, Sucker Punch apresenta uma atmosfera própria. E não é para menos, que já a maioria do filme se passa na cabeça de uma jovem. Mas, para falar a verdade, até a realidade parece surreal. O clima sombrio e depressivo reina neste filme. Além disso, temos uma das aberturas mais sensacionais que eu já vi em toda a minha vida.

Os fatos são narrados rapidamente, com jogos de câmera inteligentes (como a câmera dentro dos olhos de uma personagem). Toda a sequência acontece em câmera lenta, fazendo aumentar sensação dramática. Sem contar que não temos falas, somos obrigados a acompanhar os acontecimentos bizarros ao som da música Sweet Dreams, regravada e interpretada pela protagonista do filme, Emily Browning (a garotinha de Navio Fantasma). Parece um detalhe bobo, mas enrique a cena.

O resto do filme não é diferente. A cada cena somos guiados ainda mais fundo dentro da mente de uma jovem perturbada e inocente. As sequências de luta são de cair o queixo. Temos garotas bonitas com roupas curtas lutando como se fossem guerreiras do oriente. Quem curte? Todas essas viagens são ótimas, então fica meio difícil escolher a minha preferida. Talvez seja a primeira, quando a protagonista está sozinha, é impactante e surpreendente.

Preciso falar alguma coisa dos efeitos visuais? São mais do que excelentes. Se considerarmos que praticamente todo o filme acontece num fundo verde, dá para ficarmos ainda mais chocados. Mas não fiquem frustrados. Apesar disso, os efeitos são animais! Você não consegue percebê-los nas cenas, então fiquem tranquilos. O CGI só atribui em um mundo tomado pela desolação.

Destaque a trilha sonora, que é espetacular. Analisando o filme como um todo, parece um grande e psicodélico videoclipe. E o melhor, as músicas combinam perfeitamente com as cenas. Minhas preferidas são aquelas interpretadas pela Browning (principalmente a do começo), mas as outras não estão muito atrás. O elenco também é ótimo, só rosto conhecido como Jena Malone (As Ruínas), Vanessa Hudgens (A Fera), Jamie Chung (Pacto Secreto), entre outras.

Se você também não pôde ver nos cinemas ou está em dúvidas se o filme vale a pena, por favor veja logo, porque este filme merece ser assistido. Quem disser menos, está mentindo. Alguns não irão gostar do final (principalmente aqueles que não entenderem), que é extremamente depressivo. Então, se ao seu desfecho, vocês tiverem alguma dúvida, eu recomendo que assista de novo (não será nenhum sacrifício). Nota 10,0.

Trailer Legendado:


Comentário(s)
9 Comentário(s)

9 comentários:

  1. A MENINA NÃO E POBRE, TANTO QUE SUA MÃE DEIXA UMA FORTUNA PARA AS DUAS FILHAS

    ResponderExcluir
  2. A menina não é pobre e nem louca, todo o filme se passa na perspectiva da personagem Sweet Pea, que é louca mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Estou acompanhando suas críticas a partir de hoje, já li algumas, me parece que você assiste bastante filmes, entretanto observei que o audio, em seus efeitos especiais, não é analisado. Por exemplo, os filmes 5.1 são espetaculares para assistir com o home theater, então minha sugestão é que haja também uma análise quanto aos efeitos aplicados no audio. As produções estão bastante dedicadas na transmissão de audio dos filmes. Parabéns pelo sítio.

    ResponderExcluir
  4. O filme é horrível, vc é o primeiro que gostou !

    ResponderExcluir
  5. tb não curti esse filme não... achei muito bem feito e com efeitos muito bons mais não gosto de meninas magrelas dando porrada a rodo, acho q ficaria melhor se elas ficasem mais gostosas e fortes na outra realidade... bom essa e so minha opnião. eu vi esse filme no cinema e a sala era tipo minuscula e so tinha dois horarios pra ver esse filme e eram de tarde so, acho q foi muito mal divulgado esse filme.

    ResponderExcluir
  6. Nossa q pessoal sem perfil pra criticas! Zack Snyder é um grande DIRETOR e um dos Gênios do cinema! Sucker Punch
    é original.... quer ver filmes cm garotas gostosas vai ver um filme no estilo de "Americam Pie".... NOSSa!!
    Ótimo filme!!! Adorei

    ResponderExcluir
  7. Sucker Punch!! filmes perfeito parabéns 10 bem merecido!!a história e ótima e meio psicótico e emocionante o final Adorei!!! e quem não gosto não entendeu

    ResponderExcluir
  8. O melhor filme que eu assisti com um bom final so que achei meio triste por a maioria morrer deu do mesmo sabendo que e um filme to quase chorando sem zuaera

    ResponderExcluir
  9. amei esse filme só não gostei muito do final poucas coisa ficaram em aberto tipo o que acontece com o padrasto da protagonista o velho do ônibus sabia sobre as aventuras das meninas ja que no final do filme deu a impressão de que ele sabia a gartoa nunca soube que a mãe tinha dado uma fortuna para ela?

    ResponderExcluir