Especial

Foto:

[Crítica] A Fera


Direção: Daniel Barnz
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 86 minutos
Título original: Beastly

Crítica:

O amor nunca é feio.


Ressuscitar velhos contos infantis e dar-lhes uma roupagem mais sombria e/ou atual parece estar na moda no mundo cinematográfico. Este ano já tivemos A Garota da Capa Vermelha e ainda estão por vir duas adaptações de João e Maria, A Branca de Neve, O Mágico de OZ e alguns outros que não me lembro no momento. Acho que os irmãos Grimm ficariam muito contentes...

O filme segue Kyle, um garoto bonito e popular. Ele acha que a aparência é fundamental na vida e é, justamente, ela quem abre boas oportunidades. A vida dele muda completamente quando uma bruxa lhe amaldiçoa. De acordo com um feitiço, ele teria um ano para arranjar alguém que realmente o ame. Para complicar um pouco mais a coisas, sua bela aparência foi substituída por uma imagem grotesca. Quem curte beleza interior?

Como vocês podem ter percebido pela sinopse acima, A Fera segue a mesma linha narrativa que o clássico disney A Bela e a Fera. Várias elementos apresentados no desenho está presente neste filme (como quando a fera tenta agradar a mocinha, mas quando ela não aceita seus presentes, ele dá um ataque de piti). O interessante é ver que não houve grandes mudanças na linha narrativa, apesar de A Fera se passar nos dias atuais.

Acho que este é o maior acerto do filme. Essa originalidade e criatividade de mudar alguns detalhes, sem realmente cortá-los do roteiro, é uma das maiores surpresas desta produção. Se em A Bela e a Fera tínhamos uma rosa murchando, aqui temos uma tatuagem "viva", que vai mudando de acordo com as estações do ano. Este fato até rende uma cena bem legal. Aquela quando a árvore tatuada em seu braço ganha uma decoração de natal. Muitos podem achar tosco, mas eu achei divertido.

Dentre os atores, devo destacar Mary-Kate Olsen, que interpreta a tal bruxa que joga a maldição (Kendra). Ela aparece em poucas cenas, mas consegue roubar todas elas. Sempre com cabelos extravagantes e roupas ousadas. Preciso também falar dos sapatos? (Lady Gaga morrerá de inveja em 5...4...3...). Outro que está ótimo no papel é Alex Pettyfer, o amaldiçoado. A maquiagem em seu rosto está perfeita. E por último, Vanessa Hudgens, que não está mal, mas também não faz grande coisa além do esperado.

Não espere um suspense ou um filme de fantasia. A Fera nada mais é do que um romance e a busca pela beleza interior. Além disso, o roteiro também passa aquela mensagem sobre beleza não ser tudo, mas isso vocês já sabem, não é verdade? Não me entendam mal, mas vocês acham que um deformado pode conseguir uma Vanessa Hugdens apenas sendo bom de coração?

Está mais do que recomendado. Eu particularmente gosto mais do clássico da Disney. Até porque não é muito justo compararmos os dois filmes. A Fera se passa nos dias atuais e nunca terá aquele charme dos filmes que se passam em outro século. Mas, com certeza, vale a pena conferir. OBS: A cena final é excelente, só mesmo a diva (Olsen) do filme para fechar com chave do ouro. Nota 9,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

  1. Desde que vi o trailer,estava loka pra assistir esse filme e para minha felicidade o vi ontem no TeleCine Premium.Adorei,achei a cena da tatto engraçada e gostei quando a Kendra devolve a visão para o tutor do Kyle e os green card para a familia da Zola,o final foi show vamos ver se o pai dele tbm aprende a lição.

    ResponderExcluir