Especial

Foto:

[Crítica] Respire


Direção: David A. Cross
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 91 minutos
Título original: Respire

Crítica:

Segure o seu fôlego.


Será que as pessoas ainda não aprenderam que guardar caixas sempre acaba mal? Posso citar pelo menos dois filmes em que as consequências foram mortais, A Caixa e Night Train. Mas diferente desses deles, em Respire a caixa não é realmente o problema e, sim, o que ela guarda. O que eu posso dizer? Nunca abra algo que você não conheça (e muito menos inale).

O filme segue a história de Susan, uma mulher com uma doença terminal. Tudo muda quando ela compra uma misteriosa caixa. Sem querer, ela acaba inalando o conteúdo do frasco guardado. No dia seguinte ela percebe estar saudável. Mas a cura não vem de graça. Depois de um tempo ela começa a sentir uns estranhos efeitos colaterais. Sua única saída é aliar-se a um casal que parece saber mais que demonstram...

Respire é um filme de baixo orçamento, mas apesar disso, os efeitos visuais estão surpreendentemente acima da média. A fumaçinha que sai das ampolas é, na maioria das vezes, bem feita. Além disso, temos, no começo, um pequeno vislumbre da guerra. Então temos algumas explosões, tiros e aviões sobrevoando a área. Tudo isso feito em CGI, mas muito bem feito. Eu só acho que a fotografia pecou um pouco. A iluminação é péssima em algumas cenas, fazendo parecer um trabalho mais amador.

A direção também não é lá essas coisas, mas até que consegue se manter na média. Gostei dos créditos de abertura, mostrando o que aconteceu com a caixa a partir dos anos. Eu só acho que ficou algo muito "comédia", poderia ser alguma coisa mais séria, mas não deixa de ser interessante. As cenas em preto-e-branco são muito legais. Principalmente por se destacar o sangue vermelho e o conteúdo dos fracos, em azul.

O filme demora a mostrar alguma coisa que valha a pena. Perde-se muito tempo mostrando a protagonista e seu drama. Até ela conseguir inalar a substância e perceber que tem algo errado, parece uma eternidade. Mas depois que o filme engata, ele consegue aumentar o nível. No final temos algumas reviravoltas interessantes e outras boas surpresas. Os vislumbres das pessoas que têm contato com o conteúdo dos frascos são bem perturbadores.

Enfim, eu até recomendo. Gostei bastante do "apocalipse" no final. Me lembrou bastante A Epidemia, com os loucos causando o caos nas ruas. Esta cena especifica é de encher os olhos do espectador. Existem filmes melhores, mas para você que não tem o que assistir, acho que não vai morrer se assisti-lo. OBS: Porque no pôster o líquido é vermelho se no filme ele é azul? Nota 7,5.

Trailer:

Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. quais os nomes das bandas que tocam neste filme ?
    RESPIRE.

    ResponderExcluir
  2. Sua critica foi melhor que o filme todo! Voce conseguiu fazer ele parecer interessante hahaha Enfim, procurava pelo final do filme. Nao aguento mais assistir, mas quero saber esse bendito final! Um filme tão ruim que me fez ficar curiosa pra caramba, sera que esse era o objetivo?

    ResponderExcluir