Especial

Foto:

[Crítica] A Hora do Espanto


Direção: Tom Holland
Ano: 1985
País: EUA
Duração: 106 minutos
Título original: Fright Night

Crítica:

Existem boas razões para se ter medo do escuro.


Agora que uma sequência/reboot foi lançada há pouco tempo para o remake de A Hora do Espanto, nada melhor do que relembrar toda a franquia, não é verdade? E essa maratona é especial, já que trago à vocês não só uma como duas franquias, a nova e a antiga. Vocês podem até odiar refilmagens, mas elas servem para reacender a memória dos originais, muitas vezes esquecidos ou muito pior, nem lançados nacionalmente. E, para começar, nada melhor do que o original absoluto.

No filme, Charlie, um garoto viciado em filmes de terror, começa a suspeitar que existe algo errado com o seu vizinho. Depois que algumas mortes acontecem, ele fica convencido de que seu vizinho é um vampiro. Após uma tentativa fracassada de revelar o extinto assassino do vilão, Charlie percebe que virou seu alvo número um. Mas como fugir quando a morte mora ao seu lado? Charlie tenta avisar aos amigos, mas ninguém parece acreditar nele. Quando tudo parece perdido, ele tenta entrar em contato com um suposto matador de vampiros, Peter Vincent. Para seu azar, ele é mais covarde que o protagonista e os dois terão que entrar na cova do vampiro e encará-lo de frente.

Adoro o clima desses filmes de terror antigos. Por mais que os lançados atualmente tentem, nunca conseguem recuperar esse charme. Essa mistura de comédia e terror com cenas trashes definitivamente perderão o brilho nas produções atuais. O estilo dos filmes antigos é único, mas seria improvável o remake seguir a mesma linha. É por isso que os produtores resolveram refilmar, não é verdade? Para justamente modernizar a história e apresentá-la a um novo público (não entendo porque eles não podem simplesmente alugar o antigo). A questão é que algumas refilmagens, por incrível que pareça, conseguiram resgatar esse clima delicioso dos filmes antigos, como Piranha 3D e Night of the Demons.

Apesar do vilão principal do filme ser um vampiro, eu fico me perguntando quais outras criaturas sobrenaturais apareceram no filme. Numa cena perto do final, um dos vilões vira um lobo. Nada disso é comentado durante o filme e a palavra "lobisomem" não é usada nenhuma vez. Será que aquilo é alguma habilidade especial dos vampiros deste filme? Não, acho que não. Sem contar que o "guardião", aquele que anda de dia e vigia seu mestre, é algum outro tipo de criatura sobrenatural.

Os personagens são muito carismáticos. Destaco o ator Roddy McDowall, que interpreta Peter Vincent. Ele é muito simpático e engraçado. Só ele mesmo para ser covarde e o espectador torcer por ele. O protagonista, William Ragsdale, também chama atenção do público. A mais fraquinha mesmo é a mocinha, mas isso não é culpa dela, já que fica hipnotizada grande parte dos eventos finais.

Um dos maiores pontos positivos de A Hora do Espanto, é não ficar enrolando. Tudo acontece muito rápido e, quando o espectador menos espera, o protagonista já está cara a cara com o inimigo, literalmente. Outra cena assustadora é a perseguição do melhor amigo de Charley, num beco. Apesar de não ser muito longa, é tensa e sua conclusão foge do óbvio.

Se ainda não viu este clássico dos anos 80, está esperando o que para assistir? Deve ser meio difícil encontrá-lo nas locadoras, mas ele está dando mole na internet, é só pesquisar no google. Sem contar que tem A Hora do Espanto completo e dublado no youtube. OBS: Ainda não acabamos por aqui, certo? Quem está pronto para uma segunda mordida?

Trailer:

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

  1. filme mtoo bom.. clássico do corujão..... sempre assistia.. seu comentário diz tudo...parabenss

    ResponderExcluir