Especial

Foto:

[Crítica] Bullying Virtual


Direção: Charles Binamé
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 87 minutos
Título original: CyberBully

Crítica:

As palavras podem machucar.


Mais um filme para a nova geração. Apesar de ter sido bom, creio que ele servirá de exemplo para pais e professores quando a discussão for internet. É claro, todos nós sabemos do perigo que existe no mundo virtual, mas algumas pessoas não compreendem que apesar disso, a internet nos fornece um mundo novo e cheio de oportunidades. Acho que aqui ninguém discorda que é uma das melhores coisas que existem, mas e quando as pessoas se aproveitam disso para humilhar e caluniar os outros?

Esta é a história de Taylor, garota de classe média que usava a internet apenas com a supervisão de sua mãe. No seu aniversário ela foi presenteada com um notebook, ganhando assim sua privacidade. Não demorou muito pra garota ingressar num site de relacionamentos onde estavam todos do seu colégio, mas algo deu errado. Após terem invadido seu perfil e colocado frases obscenas, ela começou a receber mensagens horríveis dos colegas de classe, que a difamaram, deixando a situação dela no colégio muito ruim. Quando as coisas pioram, ela se vê a mercê de uma situação onde não tem saída, é só abrir o computador para ler as mensagens horríveis de difamação, e isso acabou testando seus limites junto a sua família e seus amigos.

Eu geralmente não gosto de filmes onde a temática é a internet. Porque apesar de tudo, é um ambiente limitado. Ninguém quer ver um filme onde duas pessoas ficam o tempo todo teclando por um computador, nós queremos ver ação, duas pessoas cara a cara e não garotas mimadas que se aproveitam da falta de punição para seus atos para atormentar uma jovem garota. Mas mesmo assim, o filme é bastante sério. Muita gente vai achar que é falta do que fazer alguém ligar para a opinião que as pessoas colocam na internet, mas a situação de Taylor era muito complicada. Os xingamentos não ficaram apenas na internet, ela não conseguia nem ir ao colégio sem todo mundo chamá-la de vadia, inclusive as amigas, coisa que eu achei uma puta falta de sacanagem.

E vocês sabem o que acontece quando alguém percebe que está morto ou difamado socialmente? É claro, suicídio é a primeira opção, afinal, não dá pra viver quando todo mundo te odeia e começa a dizer coisas horríveis sobre você, ou dá? Minha opinião sobre isso permanece no talvez. Porque ninguém com dignidade aceitaria uma coisa dessas sem se vingar como a protagonista fez, e o pior é que quando ela resolveu xingar as outras meninas, levou uma bronca da mãe. Os pais realmente tinham que induzir seus filhos a se defender, porque além de mostrar ao agressor que ele não vai ficar impune, é uma forma de extravasar e tirar toda aquela raiva de dentro de si. Não me surpreendi quando Taylor começou a ter desejos suicidas, apesar de ter achado que havia várias outras soluções. Custava bloquear os valentões e só se comunicar com as pessoas de bem? Ou excluir seu perfil por um tempo?

E sabem o que é pior? É que o filme não exagera nem um pouco nas situações. Esse tipo de pessoa existe por aí, eu mesmo já me deparei com alguns, felizmente alguns sabem colocar os idiotas em seus devidos lugares. E pra quem acha que ligar para a opinião dos outros não importa, devo dizer que estão enganados. Nós falamos que não nos importamos com a opinião alheia, mas no fundo a gente se importa, ninguém quer entrar na sua página e ver que todo colégio os odeia. Então por isso, eu recomendo o filme. É feito pra TV, mas vale a pena, eles abordaram o tema de um jeito que seria difícil outra pessoa fazer. Muitos não vão gostar, mas é interessante ver que ainda existem pessoas tão baixas no mundo que só se sentem bem quando diminuem o próximo. Deve haver castigo, mas uma pessoa dessas só pode ser infeliz e não ter um pingo de alto estima, o melhor castigo será viver como elas mesmas pro resto da vida.


 Trailer Legendado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário