Especial

Foto:

[Crítica] O Ursinho Pooh


Direção: Stephen J. Anderson & Don Hall
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 69 minutos
Título original: Winnie the Pooh

Crítica:

Uma nova história ganha vida nos cinemas.

Ah, todos vocês conhece o Pooh, certo? Ele deve ser tão velho quanto o Mickey e, agora, em pleno 2011, ele já deveria estar tomando mel em sua cadeira de rodas. Mas calma, gente! Isso não acontece nos desenhos, ele está jovem e saudável (por enquanto). É notável ver que esta franquia não morre e, parece que não irá morrer tão cedo. Se eu não me engano, o último envolvendo este universo foi Trigão - O Filme (estou falando de lançamento nos cinemas, podem me corrigir se eu estiver errado). Mas por mais quantos anos vocês acham que o ursinho consegue se manter?

A história se divide em duas partes que acabam se encontrando no desfecho. A primeira delas é quando o Burro (nunca lembro o nome dele) perde seu rabo e seus amigos decidem fazer um concurso e premiar quem encontrar o melhor substituto de um rabo para ele. A segunda história é gira em torno do desaparecimento do Christopher Robin, graças a um bilhete interpretado errado pelo Coruja. Então, o grupo de amigos se reúne para caçar uma fera imaginária, sem saber que ela nem ao menos existe. Paralelamente a isso, Pooh encontra-se com fome e sempre em busca do seu amado mel...

Eu sei o que vocês estão pensando. Sim, o filme é bobo, vocês esperavam que eu fosse defendê-lo? Mas também, estamos falando do Ursinho Pooh, não esperem algo muito maduro. A pergunta que fiz no primeiro parágrafo, sobre por quanto tempo a franquia se manterá, é justamente por causa disso. Estamos em tempos onde as animações vêm apresentando mais ação que alguns filmes de verdade. Crianças estão preferindo ver Transformers do que entrar em uma sessão infantil. Acho que é justamente por isso que, na sala de cinema, só tinha meia dúzia de pessoas. Então eu acho que os dias do Pooh estão contados...

O que é uma pena, eu realmente gosto do personagem e suas idiotices. É uma coisa extremamente infantil, feito para crianças com menos de cinco anos, mas diverte aos nos fazer lembrar de nossas infâncias. Pelo menos eu gostei muito! Nem vou falar sobre roteiro, já que praticamente não existe. Apesar disso, as duas histórias foram interessantes. É claro que a segunda, sobre o monstro Votógo, é bem mais divertida e garante as melhores piadas. O humor ganha o espectador pelas burrices inesperadas, como a cena em que todos caem dentro de um buraco, sendo que o coruja pode voar e não sai (!!).

O filme também está repleto de metalinguagem. O Pooh se pendura nas letras do livro e, em certa hora, até faz uma escada com elas. Além disso, o narrador também é parte integrante da história, podendo até interagir com os personagens. Como exemplos disso, posso citar a cena em que o narrador tem que virar o livro para que o urso acorde. Ainda em outra, ele narra "Então Pooh achou alguma coisa...", e o Pooh pergunta "Achei?". Foram essas situações que fizeram as crianças caírem na gargalhada.

Temos também várias músicas durante a exibição do filme, praticamente um musical. Bem naquele estilo que a Disney adorava fazer. Não gostei de algumas músicas e até achei desnecessário, em algumas cenas. Mas até que algumas ficaram engraçadas. E por falar em graça, o que falar dos personagens? Eu sei todos vocês já conhecem, então vou falar apenas do meu favorito, o Burro. Ai, gente! Ele é tão fofo! E, sinceramente, uma explosão de animação (sarcasmo mode on). Consegue bem mais destaque neste filme, grande acerto do roteiro.

Então, foi o suficiente para vocês correrem para os cinemas? Acho que não, certo? Bem poucas pessoas vão querer ver este filme. O que é uma pena, uma produção inocente desse jeito é uma coisa rara hoje em dia. E por mais triste que seja, está destinada a acabar, para dar alugar a animações frenéticas, cada vez mais adultas. Para quem é fã do ursinho ou qualquer outro personagem da franquia, é um prato cheio. Pena que o filme é curtinho, tem apenas 69 minutos, ou seja, quando você menos espera, o filme acaba. Nota 9,0.

Trailer Dublado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário