Especial

Foto:

[Crítica] Rio


Direção: Carlos Saldanha
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 96 minutos
Título original: Rio

Crítica:

Amor à primeira briga.


Confesso que demorei para assistir a este filme. Mas é que eu fiquei um pouco afastado dos cinemas por algumas semanas. Mas ontem não consegui mais aguentar e fui conferir. Rio é simplesmente tudo aquilo que eu li em alguns comentários na internet e ainda mais. Minhas expectativas estavam altas, mas o filme conseguiu ultrapassá-las.

A história gira em torno de Blu, uma arara azul, o último macho de sua espécie. Por causa disso, ele e sua dona têm que viajar até o Rio de Janeiro, para que Blu possa acasalar com uma fêmea de cativeiro e salvar sua espécie. Mas as coisas não funcionam como deveriam e as duas araras são sequestradas por traficantes de animais. Os dois conseguem fugir, mas continuam sendo perseguidos, pelas ruas do Rio, pela ave dos vilões. Mas como dois pássaros podem fugir se um deles não sabe voar?

Rio é dirigido por Carlos Saldanha, o mesmo diretor de A Era do Gelo 2 e 3 (foi apenas co-diretor do primeiro). Quem disse que um brasileiro não tem chances em Hollywood? Eu sou fã dele, porque ele mostra para todos que pode fazer um trabalho excelente e homenagear suas origens, sem ter que apelar ou expor a violência das favelas do Brasil que os filmes nacionais tanto gostam de exibir.

Este filme foi o que melhor retratou a beleza do Rio de Janeiro. O diretor conseguiu encaixar todas as qualidades do estado de maneira extraordinária. Com gráficos maravilhosos, fauna e flora colorida e trilha sonora realmente brasileira (aprenderam o que é samba agora, americanos?). A parte "negra" do Rio também é mostrada em forma de comédia. Um exemplo disso são os macacos trombadinhas. Eles são hilários, por acaso.

Aliás, todos os personagens são hilários. Desde o cão babão até os pássaros cantores com alguns parafusos a menos. É claro que o destaque fica por conta do casal principal, Blu e Jewel (Jade, em português). No começo temos aquelas cenas engraçadas de briga, mas logo o clima divertido dá lugar a cenas fofas e românticas entre os dois. E o legal é que isso acontece aos poucos. O espectador consegue ver o progresso do relacionamento deles com o passar do filme.

Está mais do que recomendado. Para quem não assistiu ainda, é melhor correr para o cinema logo. Já que ele ainda está com tudo nas bilheterias e deve continuar em cartaz por mais algumas semanas. Animação inteligente, romântica e engraçada. Estão querendo mais o quê? Isso sim é coisa linda de se ver. OBS: Adorei a cena quando a Jade manda o Blu morrer logo (só vendo para entender).

Trailer Dublado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário