Especial

Foto:

[Crítica] Sexta-Feira 13: Parte 2



Direção: Steve Miner
Ano: 1981
País: EUA
Duração: 87 minutos
Título original: Friday the 13th: Part 2

Crítica:
Texto com Spoilers!

Chegamos a primeira sequência, que sempre é temida pelos fãs. Eles temem que a sequência manche a imagem do original, mas na verdade, eles deveriam se preocupar com "as sequências". A maioria das longas franquias de terror tiverem uma "Parte 2" respeitável.

A história (?) começa com Alice, a sobrevivente do filme anterior. Ela morre antes mesmo dos créditos, mas é uma participação muito legal. Então, somos apresentados a um grupo de jovens que vão até Crystal Lake para treinar suas habilidades como monitores (Diferente do primeiro, aqui o acampamento já está reformado.). Obviamente, a maioria irá morrer pelas mãos do Jason.

Essa segunda parte acontece cinco anos após o massacre do primeiro filme. E além de Alice, outro personagem marcante do original também retorna: Crazy Ralph (aquele velho que fica alertando sobre o perigo aos jovens burros), que morre antes de dar um segundo aviso.

O roteiro, apesar de não apresentar nada de novo, trás boas idéias e alguma coerência com o filme anterior. Na perseguição final, que é muito melhor que a de antes, temos uma sequência na cabana onde Jason supostamente viveu escondido e podemos ver a cabeça decepada de Pamela Voorhees em uma espécie de altar.

Temos também a boa idéia da Final Girl de se passar pela mãe de Jason (nesta cena, podemos rever Betsy Palmer na alucinação do Jason), na esperança de conseguir sobreviver. Dentre as mortes, destaco a do cara de cadeira de rodas. Além de ter sido violenta (facada na cara), deu pena dele pela situação.

O que aprendemos com a Parte 2: Jason é retardado, mas é rápido. Jason ainda não matava qualquer um que aparecia em cena. Fingir ser a mãe morta de um maníaco pode ser uma boa jogada. Cachorros não morrem em Crystal Lake. Jason amava a mãe. E claro, se transar...MORRE.

O desfecho deste ainda consegue ser surpreendente. Numa bela sequência onde Jason quebra um vidro e agarra a protagonista. Temos ainda uma situação que nunca foi explicada: O que diabos aconteceu com Paul? Ótima sequência que respeita os conceitos do original e acrescenta algo a mais na mitologia da franquia. Nota 9,0.


Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

  1. tem alguma coisa errada alice no final do filme anterior teve um sonho com jason criança a puxando para o o lago mas no segundo filme ele esta adulto isso não faz sentido

    ResponderExcluir