Especial

Foto:

[Crítica] Sexta-Feira 13: Parte 3



Direção: Steve Miner
Ano: 1982
País: EUA
Duração: 95 minutos
Título original: Friday the 13th: Part 3

Crítica:
Texto com Spoilers!

Essa é uma das partes mais adoradas pelos fãs e é justamente a que apresentou a máscara de hóquei ao Jason (no segundo, ele usava um pano cobrindo o rosto.). Além dos pontos positivos, o filme já virou motivo de discussões em fóruns sobre um possível estupro...

A parte 3 começa um dia depois do segundo (!) e o Jason aparece totalmente careca (!!) e com outra roupa (no segundo ele era super cabeludo). Superado o choque desta falha colossal, somos apresentados ao jovens-burros-vítimas da vez, que estão indo passar um final de semana em uma casa perto de Crystal Lake. Como sempre, o sangue rola solto.

Eu achei a cena inicial umas das mais sem sentido já apresentadas. Porque diabos o Jason foi atacar aquelas pessoas dentro de casa? O roteiro nem ao menos tenta dar uma explicação. Então, nós espectadores, só podemos deduzir que Jason estava entediado e escolheu uma casa para atacar.

Os personagens são os mesmos, e diferente das partes anteriores, sabemos de cara que é a Garota Sobrevivente (Chris, uma das protagonistas mais bonitas de toda a franquia). Nem tenho palavras para descrever o resto, já que é óbvio que todos irão conhecer a faca (machado, flecha, alicate, extintor de incêndio...enfim, o que ele tiver na mão) do assassino que insiste em ficar vivo para manter a vingança (Ela ainda não acabou?) pessoal.

Além de todos esses pequenos problemas, devo dizer que as mortes deste Parte 3 estão sensacionais. Destaco a do namorado da protagonista, que tem a cabeça amassada e o olho salta em direção a câmera (ver em 3D deve ser ótimo). A perseguição final também consegue ser ainda melhor que a anterior.

O que aprendemos com a parte 3: Jason pode ser um estuprador. Se alguém se aproximar de uma janela, um corpo irá atravessá-la. Dana Kimmell (Chris) é gostosa. Defecar em uma cabaninha ainda não é mortal. Somente a protagonista sabe correr. Jason se depila.

Apesar de todos os furos do roteiro, a terceira parte ainda mantem um bom nível. A cena tão polêmica que comentei no começo da crítica, é a história da protagonista quando encontrou Jason pela primeira vez. Não fica claro o que acontece (apesar de alguns fãs afirmarem que Jason violentou a moça), e a subtrama não é muito bem explicada. Uma pena, já que poderia render muito mais. O final deste é muito parecido com o primeiro, mas ao invés de Jason, é a Sra. Voorhees que agarra a jovem no lago. Nota 9,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário