Especial

Foto:

[Crítica] Cult - 1ª Temporada


Status: Cancelada
Duração: 45 minutos
Nº de episódios: 13 episódios
Exibição: 2013
Emissora: CW

Crítica:

Ver é enganar.


Metalinguagem não é algo novo no mundo das séries. Até mesmo Supernatural - uma série sobre caçadores - já teve os seus momentos. Porém, Cult apresenta essa proposta como a principal do enredo, fazendo uma mistura entre realidade e fantasia. Tudo isso dentro de uma grande fantasia, é claro. Pessoas podem mesmo ser influenciadas por programas de TV? Quando seu personagem favorito de algum show morre, você não fica triste? Será que é possível afirmar que a série consegue mexer com o seu emocional de alguma forma? Basicamente sim. Mas e se essa conexão for tão forte que você mataria por ela? Certamente não falta fãs ameaçando matar roteiristas por alguma decisão que eles não gostaram...

A história dessa série gira em torno da busca frenética de Jeff pelo seu irmão desaparecido, Nate. Antes de ter sido levado, porém, Nate tentou avisar o irmão sobre uma série de televisão que, aparentemente, não é tão ordinária quanto parece. Agora, para descobrir o paradeiro do seu irmão, Jeff irá se unir à Skye - que também está em busca de respostas pelo desaparecimento de alguém de sua familía -, para investigar o passado de um grupo de crianças que parecem estar diretamente ligadas ao roteiro da série de TV, chamada Cult. Os mocinhos terão que desvendar os mistérios dentro da série para poder avançarem em busca da verdade, que é guardada pelos verdadeiros seguidores da série, os chamados True Believers.

Essa série estreou na mesma época que The Following. Eu lembro que na época eu fiquei pensando que o tema das duas séries era muito parecido. Apesar de The Following não explorar uma série de Tv, também acompanha seguidores de um serial killer. As semelhanças terminam por aí. Felizmente, Cult tem sua própria identidade e uma história original interessante para conseguir acompanhar. Apesar disso, o que me convenceu a assistir ao programa foram os seus atores principais. Gosto muito de Matthew Davis (Alaric de The Vampire Diaries), Alona Tal (Jo de Supernatural) e Jessica Lucas (do remake A Morte do Demônio).

 Infelizmente, desde o seu primeiro episódio, a série marcou números muito pequenos de audiência - até mesmo para os padrões da CW. Depois de sete semanas, a série foi tirada do ar. A CW decidiu exibir os episódios finais na metade do ano, com dois episódios seguidos por dia. Os fãs ficaram desconsolados pelo cancelamento, mas pelo menos puderam ver os últimos episódios. Aliás, o final da série passou primeiro no Brasil, pelo canal HBO Plus. Tive a chance de assistir aos episódios na minha televisão, o que foi muito gratificante. Agora, o que aconteceu com a série?

Os atores afirmam que a história tinha grande potencial e o erro foi do canal que não se empenhou na divulgação. Talvez seja verdade, mas também não podemos deixar de analisar que Cult não se saiu muito bem nos primeiros episódios. O enredo apresentou diversas situações extraordinárias, mas não explicou nenhuma delas. Na tentativa de manter um suspense e deixar o espectador na expectativa, o roteiro acabou fazendo com que os espectadores perdessem o interesse pela história. Somente depois do sexto episódio que a trama vai ganhando forma, o que não apaga a enrolação dos primeiros capítulos.

Assim como já li em diversos lugares, também considero a série apresentada dentro da série muito melhor que a proposta oficial. Gostaria de ver visto muito mais da Kelly e do Billy. Aquela "realidade" era muito mais interessante e eu sinceramente gostaria de saber como terminaria. Como a série foi cancelada, é óbvio que não há um final amarrado. A conclusão funciona basicamente como o final de um ciclo e o começo de outro muito maior, com algumas reviravoltas chocantes. Infelizmente, não teremos mais e vamos ter que nos contentar com esses treze episódios. Não foi a melhor das séries, mas certamente conseguiu me divertir a ponto de procurar pelos últimos episódios.

Confiram, também, as críticas semanais desta temporada:

1. You're Next (Series Premiere) | 2-3. In Blood / Being Billy
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário