Especial

Foto:

[Crítica] Amanhecer [Livro]

Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrinseca
Lançamento: 2008
Título Original: Breaking Dawn

Crítica:

Bom, chegamos ao fim. Amanhecer é o ultimo livro da saga que conta a história de Bella e Edward e o que ele tem de longo, ele tem de excelente. Quase nenhum fã discorda que este é o melhor livro de toda a saga, já que é bastante complexo em todos os sentidos. Casamento, Gravidez e Volturi? Vocês acham que com esses três itens a história poderia ser ruim? E é tão completo que foi preciso fazer dois filmes pra poder terminar bem a história cinematograficamente.

Em Amanhecer, Bella e Edward finalmente se casam e aceitam que Bella precisa se transformar para poderem viver felizes para sempre, mas algo dá errado. Ela acaba engravidando de um bebê vampiro que vai causar revolta nos lobisomens e a ira dos Volturi, tudo isso enquanto sua transformação fica cada vez mais próxima.

UAU! Simplesmente uau. Não tem como não ficar eufórico ao extremo com essa história, porque ela faz jus a palavra “perfeição”, definitivamente. Tudo que faz uma história ser boa está presente neste livro, as batalhas, os diálogos, as reviravoltas, com uma história dessas até a enrolação da tia Steph ficou genial. E o livro é enorme, mas em momento algum fica chato.

A primeira parte – bem pequena, por sinal – é narrada por Bella e é assim que podemos ver seus últimos momentos de felicidade com Edward antes de engravidar. E ainda teve direito a lua de mel no Rio, olha que chique, né? Bem que todo mundo diz que essa Terra é fértil. E o casal fez a festa em terras brasileiras. Pra quem viu os trailers da primeira parte e se assustou com as cenas de sexo entre Bella e Edward, devo dizer que no livro não é muito diferente. As cenas não são narradas no momento do ato, mas como qualquer garota após sua primeira vez, Bella ficou pensando e lembrando das coisas enquanto encarava seus hematomas no espelho. Bota sexo selvagem nisso.

Mas depois que Bella engravida, a personagem não podia fazer muita coisa, por isso a tia Steph decidiu ser esperta e colocou Jacob pra narrar. Após a noticia de que ela estava grávida, os lobisomens se revoltaram e Jacob se tornou o único com capacidade de Pará-los, já que faz parte da matilha. Muita gente acha o livro do Jacob desinteressante e cansativo, mas é com certeza insubstituível pra história. Ver o lado dele das coisas deu um ar diferente, que só pudemos ver no fim de Eclipse, quando Jacob narrou o pequeno Epílogo. Mas todo mundo precisa confessar que ele é um chato, né? Como se não bastasse o temperamento de lobisomem, o personagem ainda tinha uma carga enorme de ódio por causa do seu amor quase não correspondido por Bella, e isso fez ele odiar tudo e todos, até a criança monstro que sua amada estava gerando, mas acho que dessa vez ele estava com a razão.

A terceira parte, como todos esperavam desde o primeiro livro, fala sobre Bella e sua transformação em vampira. Após relutar bastante, Edward foi obrigado a transformá-la e assim nasceu outro membro na família Cullen. Eu particularmente esperei por isso a saga inteira, até reclamei de não ter acontecido antes, mas sua transformação foi muito bem encaixada na história e não poderia ser diferente. Algumas pessoas dizem que o primeiro filme vai acabar no exato momento em que Bella abre os olhos e acorda para sua nova vida, e não existe linha tênue melhor pra separar os dois filmes.

Então, preparados pra estréia do dia 18? Nós estamos, nenhum fã consegue se segurar com a estréia do possível melhor filme de toda a saga, não é? Quem ainda não leu os livros, infelizmente não dá tempo, mas se depois estiverem curiosos, nem inventem de começar por algum que não seja o primeiro, não cometam o mesmo erro que eu, por favor. E não se esqueçam, fã não é aquele que grita louco no cinema por causa de seu filme, mas sim aquele que compra um ingresso pra estréia e sai de lá aplaudindo de pé.

Significado da Capa: O peão atrás é Bella enquanto humana, fraca e vulnerável, mas depois ela se transforma numa espécie de Rainha quando se torna vampira, um ser forte e resistente.
Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Tô muiito anciosa num vejo a hora de chegar dia 18 , espero pooor isso a tanto tempo q nem acredito q ta chegando a hora !

    ResponderExcluir
  2. A pior parte é a do Jacob muito chata.
    Pq ela nao pois o Edward para narrar a 2° parte?

    ResponderExcluir