Especial

Foto:

[Crítica] Eclipse [Livro]

Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrinseca
Lançamento: 2007
Título Original: Eclipse

Crítica:

Depois de um amor chiclete em Crepúsculo e uma saudade doentia em Lua Nova, já estava na hora do circo pegar fogo. Eclipse, pra quem não sabe, é o livro da dualidade, onde Bella precisa lidar com seus sentimentos por Edward e Jacob, mas quem pensa que é apenas isso vai ter uma grande surpresa. O livro enrola bastante, mas quando chega na ação, não tem como parar de ler, porque essa tal de Victoria é realmente uma vadia.

Após os acontecimentos do livro anterior, Edward e Bella recuperam sua relação, mas isso acaba destruindo a amizade com Jacob. Enquanto Bella tenta lidar com o que sente pelos dois, a assassina vingativa Victoria está na cidade vizinha criando um exército de vampiros recém criados para atacarem a pequena cidade de Forks e matar Bella, só para Edward sentir o mesmo que ela sentiu quando ele matou seu companheiro. Sendo assim, a única saída que os vampiros têm é se aliar aos lobisomens para proteger Bella e a todos da cidade.

Ah pessoal, o livro faz um mistério danado sobre o que está acontecendo em Seattle e quem está por trás de tantas mortes, mas qualquer um sabia que se tratava de Victoria. Eu fiquei lendo as partes com mistério, me perguntando como os personagens não conseguiam ver que era ela a responsável por toda aquela desgraça na cidade vizinha. Eu também fiquei ansioso pra ela aparecer logo, porque a batalha só ia se aproximando, mas nada dela dar as caras. E eu tenho que dizer, quando ela aparece, a coisa fica frenética. E apenas neste momento a mania de detalhar tudo da tia Steph serviu pra alguma coisa, porque a batalha foi complexa e a tia Steph tem mania de achar que escreve pra velhos de cinqüenta anos, tornando um pouco complicado pra alguém jovem entender direito.

Infelizmente o livro acabou entediando no começo. Não é legal ler alguma coisa que não chega a lugar nenhum e que praticamente só estava ali pra preencher página, não é? Porque algumas partes são bastante inúteis. Muitos não concordam, mas o capítulo “Fogo e Gelo” foi algo que eu não gostaria que existisse, porque ele fala sobre uma conversa entre Edward e Jacob, que tiveram que dividir uma barraca junto de Bella. Acho inútil porque demonstrou que os personagens podiam fazer as pazes, mas isso não aconteceu, além do diálogo sem noção. Gente, o Jacob tava abraçado com a Bella pra ela não morrer de frio, provavelmente com a coisa dura lá atrás, mas o Edward ainda encontrou seu coração no meio dos chifres pra dizer que ele estava feliz por ele estar ali, esquentando sua namorada (!). Eu até entendo, já que se não fosse ele, Bella morreria de frio, mas que foi estranho, isso foi.

Eu sei, eu sei, pra quem é fã como eu que já leu os quatro livros duas vezes e viu os filmes milhares, eu reclamo demais, mas é isso que acontece quando você conhece uma história de cabo a rabo. No fim muita coisa não vai fazer sentido realmente, mas os pontos positivos ficam ainda maiores. No caso de Eclipse, além das batalhas, temos o aprofundamento de alguns personagens, Como Rosalie, que finalmente explicou porque não suportava Bella e ainda contou a sua história, que assim como a de Jasper, não foi das melhores.

Acho que a essa altura do campeonato fica meio estranho eu recomendar o livro, né? Porque quem leu os dois primeiros com certeza vai se sentir obrigado a ler este terceiro, considerando que a história só melhora a cada livro. E o filme também foi uma adaptação fiel, trocando apenas algumas coisas, mas no final o resultado foi excelente. OBS: Notem o início da perversão de Isabella Swan, a garota quase estuprou Edward, pena que com ele é só casando.

Significado da Capa: A capa mostra a divisão de Bella, mostra que sua decisão está por um fio, ela precisa escolher entre o amor de Edward ou a amizade de Jacob, além de demonstrar que ela está insegura de ter que se desfazer de sua vida humana
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário