Especial

Foto:

[Crítica] Super 8


Direção: J.J. Abrams
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 112 minutos
Título original: Super 8

Crítica:

Algo surgirá.

Vocês já ouviram aquela expressão "Não julgue um livro pela capa", certo? Eu geralmente associo esta frase àqueles filmes que parecem divertidos mas, na realidade, são um decepção. Mas o contrário também acontece. Este é o caso de Super 8! Primeiro eu fiquei empolgado com a história, e depois de algumas imagens, achei o projeto estranho e desliguei completamente minhas expectativas. Confesso que antes mesmo de assistir, eu já estava negativo. O que aconteceu? Cara na poeira, é claro.

A história segue um grupo de crianças que decide fazer um filme de terror amador mas, sem querer, testemunha um estranho acidente envolvendo um trem. As coisas ficam ainda mais estranhas quando eles percebem que o trem tinha uma carga misteriosa e ela não era humana. Agora, com uma forma de vida alienígena solta em sua cidade, os garotos terão que lutar para saber como derrotar a criatura, ou pelo menos, fazer com que ela vá embora. Em paralelo a isso, um sentimento inesperado surge entre o casal de protagonistas, que acaba sendo colocado em risco por uma velha rixa entre suas famílias...

Quando vi as fotos de divulgação, com algumas crianças pálidas e feias, só pude pensar que o filme seria uma bomba. Ainda mais colocando simples crianças como as protagonistas. O que eu podia esperar de um filme assim? Pensei que sairia algo infantil e bobo, como Pequenos Espiões. Certo, eu não achei que seria tão bobo, mas mesmo assim, achei que não teria como levar a sério um filme conduzido por crianças. Mas, para a minha surpresa, J.J. Abrams é mesmo um gênio.

Temos cenas de ação que mais parecem ter saído da franquia Transformers. Destaco toda a sequência do acidente de trem, que é simplesmente fantástica. Ver a crianças correndo por suas vidas enquanto destroços mortais estão prestes a esmagá-las é muito emocionante. Sem contar o confronto entre o protagonista e algo misterioso dentro de um vagão, onde uma porta de aço quase o esmaga. É claro que os efeitos visuais são mais do que perfeitos, isso eu nem preciso discutir. Todo o acidente parece um clipe musical, porque a cena é muito bonita visualmente.

E o melhor, tudo acontece de forma inesperada. Num segundo todos estão conversando e brincando e, no outro, estão correndo por suas vidas. O resto do filme não deixa a desejar, com sequências de ação e suspense de tirar o fôlego. O diretor acertou em não mostrar a aparência da criatura até o final, deixando o espectador curioso. Dá até mais medo ver os ataques "invisíveis"! Nós podemos ver do que a criatura é capaz, mas não podemos vê-la. É assustador!

Outro elemento importante e que se torna o grande diferencial do filme, é o amor entre o casal de protagonistas. Não soa como algo falso e forçado! Eles realmente têm química. Eu sei que esse lance de "rixa de família" pode parecer meio clichê, mas é muito bem apresentado na trama. A amizade entre os garotos é forte também, sendo determinante no desfecho, que ocorre no subsolo, que é outra sequência muito bem feita e tensa. O espectador finalmente é apresentado ao perigo, cara a cara.

É claro que eu recomendo! Então aproveitem que Super 8 irá estrear nesta sexta e corram para os cinemas. É como eu sempre digo, temos que conferir para realmente ter uma opinião. Não se deixem levar pelas aparências. OBS: Aguardem depois dos créditos, tem uma cena onde mostra o curta de zumbi que os personagens estavam produzindo. Eles fizeram um ótimo trabalho, por acaso. Nota 9,5.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Filmee muitoo bom gostei bastantee e como ja falado ai acima a relação dos protagonistas é umas das coisas que mais fortaleceu o filme .. muito bom para mim nota 10 !

    ResponderExcluir
  2. O que esse filme tem de mais legal é uma narrativa contínua, todos os elementos dramáticos que prendem a audiência. Diferente dos projetos anteriores do Sr. Abrams com roteiros sem nexo e descontínuos (Lost/cliverfield) esse merece nota 10.

    ResponderExcluir
  3. Críticas e mais critíca... mais porque elas existem?
    Escritores eu acho que gostam, até porque sem elas o trabalho dos mesmos não andam não é?!!!

    ResponderExcluir