Especial

Foto:

[Crítica] Damned By Dawn



Direção: Brett Anstey
Ano: 2009
País: Austrália
Duração: 81 minutos
Título original: Damned By Dawn

Crítica:

Quando a Banshee chora... Os mortos se levantam.

"Cansado de esperar por Evil Dead 4? Então confiram Damned By Dawn". Este é um dos comentários estampados no pôster desde filme. Sim, leitores! A temporada de caça à propaganda enganosa está aberta. Vê se pode, comparar este filme completamente sem graça com o clássico do trash. Eu nem vou dizer que este filme é um lixo. Agora, falar que é o próximo Evil Dead é quase uma blasfêmia. Acho que a Banshee terá que gritar até conseguir chegar aos pés dos demônios do clássico de Sam Raimi.

A história segue uma mulher que resolve visitar sua família, no meio do nada. Chegando lá, ela percebe que sua vó está muito doente. Depois de alguns avisos, sua vó lhe fala que seu fim está chegando e que uma mulher a ajudaria a fazer a passagem. Confusa, a mulher não entende, até que uma assombração bate em sua porta e toma a alma de sua vó. Desesperada, ela se esquece do que sua vó havia lhe dito e tenta impedi-la. Agora, ela e o resto de sua família terão que se unir, porque o espírito não irá parar até que tenha provado o sangue do último membro de sua família que ainda esteja vivo.

É muito coincidência, não é mesmo? Na mesma semana, eu acabo assistindo dois filmes que usam, como plano de fundo de seus roteiros, a lenda da Banshee. O primeiro foi o mediano Scream of the Banshee, e agora temos este, que também não é grande coisa. Acho que se eu fosse uma Banshee, iria realmente gritar e lamentar, por ter tantos filmes ruins estragando sua imagem. É sério! Cineastas, por favor, vamos dar uma moral para nossa amiga Banshee! Acho esta lenda fascinante, é uma pena que ainda não teve um bom filme sobre ela.

Pelo menos, Damned By Dawn tenta encaixar alguns detalhes da lenda no roteiro. Como o fato dela lamentar a morte de uma família, sendo que se pode ouvir seus gritos e lamentos quando um parente está prestes a fazer passagem. Neste caso, o grito não é importante, ele é apenas um sinal de agouro, como uma mensagem de morte. O roteiro gira em torno da passagem e o rito de lamento da lenda, que, quando interrompido, traz a morte. Acho muito interessante que se pode focar em vários pontos de uma lenda só, tenho certeza que ainda há várias vertentes da lenda que dariam ótimos filmes.

Acho que o pior erro deste filme, com certeza é o exagero no uso dos efeitos visuais. A névoa computadorizada até que é bem feita no começo, mas depois de meia hora, fica nítido os defeitos, tornando a névoa uma verdadeira piada. O que aconteceu? Não tinha gelo seco? Outro grande problema são os fantasmas. Seria muito melhor que fossem de carne e osso, ficaria algo mais trash. Uma mistura de zumbis, demônios e almas atormentadas. Mas na prática não acontece muito bem assim, temos apenas umas caveirinhas flutuantes. É sério! E elas ainda têm uma foice cretina que não mata ninguém.

Por falar nas mortes, são muito fracas. Os personagens são completamente burros, não correm, não gritam, não fazem nada. Ficam apenas parados, esperando que a caveirinha acerte a foice neles, e convenhamos, ela é meio zarolha, muito ruim de mira. Agora, a interpretação, que eu não gosto muito de falar, é hilária. Temos uma parte que um espírito está enforcando a protagonista. Gente! É melhor dar pausa, porque cenas assim, temos que ver direito. A cara de enforcada que ela fez é simplesmente hilária. Eu morri de rir.

Agora, nem tudo é desgraça neste filme. Temos algumas cenas muito boas, acreditem. Destaco a cena do carro, onde a protagonista dirige adoidada enquanto vários espíritos vêm flutuando em direção ao carro. Confesso que essa cena foi muito bem feita. Outro momento assustador é o final, dentro de uma espécie de caverna. A maquiagem dos espíritos de carne e osso (oi?) é bem feita, mas também, aquela velha já parecia um fantasma antes de morrer, então digamos que a aparência dela já ajudou.

Será que a Banshee ainda terá um filme que ela se sinta honrada? Não é possível que ela só possa ser lembrada por filmes medianos. Bem, eu vou dizer que recomendo, mas vocês leram minhas reclamações acima, não é mesmo? Agora é por sua conta em risco. Eu achei mediano, um filme fraco com alguns bons momentos. E aí? Vai arriscar ou vai ficar lamentando? Nota 6,0.

Trailer:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário