Especial

Foto:

[Crítica] A Presa



Direção: Antoine Blossier
Ano: 2010
País: França
Duração: 85 minutos
Título original: La Traque / Proie / Prey

» Será distribuído pela Califórnia Filmes, direto em DVD, com o título A Presa. A distribuidora acertou ao traduzir o título literalmente. Apesar de ser curto, é bem melhor do que qualquer outro título clichê com a palavra "medo", "pânico" ou "terror".

Crítica:

Conheça seus inimigos.

Primeiro de tudo, tenho que criticar o título original. Eu sempre falo mal dos títulos que as distribuidoras nacionais dão aos filmes que chegam em nosso território, mas convenhamos que, muitas vez, os títulos originais conseguem se igualar em ruindade. A Presa é um ótimo exemplo disso, além de ser altamente clichê, existem diversos outros filmes com o mesmo nome. Um grande exemplo é o filme de leões assassinos Caçados, que tem o mesmo título original deste.

A história segue um grupo de caçadores, que depois de encontrarem vários veados mortos na propriedade, decidem partir, para matar o que os estava caçando. Mas nada é tão simples quanto parece e existe um segredo sombrio para tantos ataques. Devido uma toxina que vazou no lençol freático, os animais da região foram contaminados e passaram a se comportar de forma violenta. Agora, o grupo de caçadores terá que fazer o que sabem de melhor. É matar ou morrer!

Imagine um medo tão grande a ponto de um grupo de veados se suicidar, em uma cerca elétrica, ao invés de permanecer na floresta. Conseguem imaginar tamanho medo? Mas é claro que os personagens nem pensam sobre isso. Burros como em qualquer outro filme do gênero, eles decidem cegamente caçar em uma floresta dominada por animais contaminados. Agora que é até mais aceitável para um grupo de caçadores, até porque, quanto maior o animal, melhor é o prêmio e/ou reconhecimento. Então acho que essa pequena burrice até que passa.

Gostei bastante do tema "animais contaminados". Há algumas décadas, era comum encontrar filmes com essa temática. Hoje em dia, é mais complicado, porque tudo é muito clichê. Mas A Presa conseguiu manter uma certa originalidade, até porque, não lembro de nenhum outro filme que explora porcos selvagens. Mas eu ainda suspeito que o ataque no carro foi provocado por um urso. Seria até mais plausível eles terem conseguido virar o carro. Porcos selvagens conseguiriam fazer isso? Acho que não, mas estes são selvagens e contaminados, então quem sabe, certo?

O filme ainda levanta aquela velha questão: Quem é mais selvagem, os animais modificados ou o próprio ser humano comum? Então vocês podem esperar por aquela reviravolta final onde o ser humano se mostra muito mais malvado do que aparenta. Não estraguei nenhuma surpresa, sinceramente. Isso é uma daquelas coisas óbvias de acontecer. Acho que a coisa mais surpreendente é o final, sarcástico e inconclusivo.

Para quem gosta de filmes de animais sedentos por sangue, é ótima pedida. Os efeitos especiais dos porcos são muito bem feitos. Não espere efeitos visuais (CGI), pois não tem. Sabe como é, A Presa não mostra nada de novo e já tiveram várias outras produções semelhantes. Não acho que tenha algo realmente especial ou inovador, é comum, apenas para passar o tempo. Quem não tiver mais nada para ver, pode assistir que não vai morrer de tédio, muito pelo contrário, as cenas de caçadas são boas.


Trailer Legendado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário