Especial

Foto:

[Crítica] A Hora do Pesadelo



Direção: Samuel Bayer
Ano: 2010
País: EUA
Duração: 95 minutos
Título original: A Nightmare on Elm Street

Crítica:

Ele sabe onde você dorme.

Vamos começar sem enrolação! Os comentários de vários "fãs" da franquia sobre o remake foi uma das poucas coisas que já me deixaram com raiva. Qual é, gente? Eu já li todo o tipo de reclamação sem sentido. Até antes mesmo do lançamento, como é de costume. Mas talvez a afirmação mais idiota, foi de um fã descontrolado por "mudaram" o passado do Freddy. O garoto simplesmente ficou loko da pussy porque o remake envolvia pedofilia. Bitch, please! Desde quando o Krueger não é pedófilo? Talvez nos sonhos dele...

A história segue um grupo de jovens que, com o decorrer do filme, são assombrados por uma sombria figura com garras afiadas no lugar dos dedos. Aos poucos, eles descobrem que algo do passado está querendo vir à tona e não vai deixar ninguém escapar sem uma devida vingança. Agora, eles terão que descobrir o que têm em comum, antes que Freddy Krueger os mate enquanto dorme. Um, dois! Freddy está vindo te pegar.

Eu fico em estacsy toda vez que vejo esta refilmagem. Na minha opinião, é uma dos melhores remakes já feitos, que além de respeitar os conceitos do original, consegue trazer informações novas, não só para uma nova geração, como também para a antiga. Um grande exemplo disso é a explicação das consequências de uma pessoa que não dorme. No remake, um dos personagens pesquisa e descobre que se uma pessoa fica acordada muito tempo, passa a dormir acordada e não tem controle sobre seu corpo. As coisas ficam ainda mais tensas quando ele descobre que o coma é o estágio final de uma pessoa que se recusa a dormir.

Conseguem imaginar isso? A quantidade de sofrimento de uma pessoa presa para sempre com Freddy Krueger, na terra dos sonhos mortais? Eu acho que, por este pequeno fato, o filme ganhou ainda mais minha atenção. Algumas questões a respeito da pedofilia do Freddy são levantadas, o que acabam gerando reviravoltas (para quem conhece a franquia, não será surpresa). Eu simplesmente adorei o novo Freddy e suas histórias. Ele consegue ter um tipo de humor, que o outro não tinha. Toda vez que esse Freddy fala alguma coisa, muito espinha gela.

Frases como "Porque você está gritando? Eu nem te cortei ainda", "Eu só estava acariciando ele" e a clássica "Eu sou seu namorado agora", são algumas das melhores frases disparadas pelo vilão. Sempre com seu humor cortante (trocadilhos a mil). Muitas pessoas reclamaram do CGI. Mas por favor, né? A Hora do Pesadelo é um tipo de filme que requer efeitos visuais. Como as cenas de pesadelos poderiam existir sem eles? É neste quesito que o remake consegue ultrapassar o original. As cenas que intercalam do mundo real para o dos sonhos são fantásticas. Destaque a da farmácia e escola.

Outro grande acerto foi ter dado mais espaço para a Kris (a nova versão da Tina). No original ela era a primeira a morrer, mas neste, ela consegue participar de vários sonhos e algumas das cenas protagonizadas pela Nancy, no original, foram cedidas a ela. E acreditem, Katie Cassidy é uma excelente atriz e conduziu sua personagem de forma louvável, não deixando espaço para mais ninguém brilhar. Apenas quando ela encontra seu terrível destino que Nancy consegue assumir as rédeas do filme. E se ela começou um pouco tímido, tudo muda da segunda metade em diante. O que é ótimo, já que, num só filme, pudemos ter dois ótimas mocinhas.

Dentre as cenas que eu mais gostei, destaco a sequência final, que ocorre dentro do sonho da Nancy. Principalmente aquela parte que ela afunda em um corredor cheio de sangue. De tirar o fôlego! E o que falar de seus gritos? São aterrorizantes. A cena da Kris dormindo na sala de aula também é ótima. Acreditem, além de serem maravilhosas, as duas sabem gritar.

Está mais do que recomendado! Para quem gosta da franquia ou um bom filme de terror com bastante adrenalina. Quem puder, recomendo que também assistir o final alternativo, que também é muito bom, considerado por muitos até melhor que o final original. Eu gosto dos dois na mesma intensidade. Será que os pesadelos acabaram ou estão apenas começando? Ainda tenho grandes esperanças por uma Parte 2, mas parece que o Michael Myers vai sair na frente, desfilando pela terceira vez no Halloween. Mas não fique triste Freddy, vamos atacá-lo quando estiver dormindo. Nota 10,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários:

  1. Rsrsr sou um grande fã de a nightmare on elm street, de todos os filmes (mesmos os + fracos), fiqei muito empolgado com os trailers, spots, o elenco (Rooney Mara S2), mas quando vi o filme, só passou uma coisa na minha cabeça “FUCK!”.
    Este é de longe o pior dos remakes de slashers oitentistas, e ironicamente, os motivos pela qual odiei o filme, fora os seus argumentos de elogios ao próprio.
    Por exemplo sobre mudar o passado de freddy, não importa muito, pq o qe sabíamos de freddy no 1º filme? Apenas qe ele havia matado 20 crianças e os morados de elm street o queimaram vivo por vingança, e era só isso q vc devia saber, se ele era pedófilo ou não, isso vai do sadismo e da imaginação de cada um..., e cena da mãe da Nancy contando á mesma essa historia, é de longe muito mais assustador, do qe o explicadinho “Tim Tim por Tim” que tem nesse filme.
    Sobre os efeitos visuais, CGI = preguiça, todos os nightmare on.... foram feitos á mão, maquiagem pura, e claro, genialidade, cenas que deveriam ter ficado melhores, ficaram irreais, e sem graça.
    “As cenas que intercalam do mundo real para o dos sonhos são fantásticas.” Essa foi a maior burrada do filme, o grande truque dos filmes originais, era não saber se vc estava dormindo ou sonhando, ou seja, se freddy aparecer, será surpresa, e claro, muitos sustos, agora no remake não, muda-se a paleta de cores do filme para já deixar alertado a presença de freddy, ou seja, previsibilidade á vista!
    Não é coisa de fã do original, pq perdou até os furos mais imbecis q tem no filme, mas é um péssimo filme, refazer a nightmare on... era de longe, o remake + fácil (o slasher q tinha a melhor historia), mesmo assim Michael bay e sua trupe conseguiram se mostrar + burros do q nunca, uma pena, película jogada fora.
    Em todo caso, adorei o blog (principalmente apunhalada), e já esta nos meus favoritos!!!

    ResponderExcluir
  2. Putzzzzzzzzz fui no cinema com a minha namorada ver esse filme e estava muito empolgado tipo depois de anos ia ver o pela primeira vez o Freddy nas telas do cinema... mais o q eu ganhei foi um filme bem tosco q consegui ser pior q o remake do fryday 13... foi tosco demais aquele Freddy malevolo e sem senso de humor nenhum e com kra de Davi Jhonnes e naum aquela kra sadica q mostrava o quanto ele adorava não so matar as pessoas pelos sonhos mais brincar com elas antes... mais uma coisa se ele era pedofilo podia ate ser mais apenas de menininhas como ele deixa claro nos filmes antigos e o q ele mais gostava era esquartejar as crianças, la aprece q ele e um desequilibrado psicopata medroso e covarde e não um sujeito cruel e sadico.... queria vomitar quando sai do cinema e logo quando cheguei em casa com a minha namorada coloquei o primeiro filme pra gente compara e o terceiro em seguida e sem chance pra esse remake ridiculo!!!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desse remake tomara que tenha uma parte 2 isso porque o final de cara ja puxa para uma sequencia

    ResponderExcluir