Especial

Foto:

[Crítica] Paul - O Alien Fugitivo


Direção: Greg Mottola
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 86 minutos
Título original: Paul

» Será distribuído pela Universal Pictures, direto em DVD, com o título Paul - O Alien Fugitivo. Mantiveram o título original e colocaram um subtítulo desnecessário, mas não ficou tão ruim.

Crítica:

Está preparado para fazer um contato?


Todos os anos são lançados vários filmes sobre alienígenas. Seja nas locadoras ou cinemas, o fato é que os espectadores adoram este tipo de filme. Não é segredo nenhum que este subgênero é um dos mais interessantes que existem. Talvez seja porque algo que acontece na tela pode realmente acontecer na vida real. Calma, eu ainda não fiquei doido. Mas não creio que os seres humanos sejam os únicos em todo o universo. Acho que correr para as colinas não irá ajudar desta vez.

A história gira em torno de dois amigos que estão passando uma temporada de férias nos Estados Unidos. Depois de ir a convenção de revistas em quadrinhos, eles decidem passar pela área 51, que supostamente é um lugar de ocultação alienígenas do governo dos EUA. Logo, eles percebem que a lenda é verdadeira quando se deparar com um alien para lá de esperto. Depois de alguma conversa (e superação de traumas), os dois nerds, o ET e uma garota, que eles pegam no caminho, terão que se unir até que o perseguido Alien possa voltar para sua casa.

A primeira coisa que devo dizer é que o filme é protagonizado por Simon Pegg e Nick Frost. Acho que todo bom nerd tem a obrigação de saber quem eles são. Eles também protagonizam clássicos de humor negro como Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso. E agora eles retornam a parceria em mais um humor negro (sem violência desta vez), para a alegria dos fãs.

E nada melhor do que um filme sobre alienígenas. O roteiro é um primor para a galera nerd. Cheio de citações sobre quadrinhos, seriados e filmes. Como não entendo muito deste "universo", provavelmente não peguei todas as homenagens, mas as que eu vi foram sensacionais. A todo o momento o par de protagonistas comparam alguma situação com um filme de ficção científica (eles até falam um linguagem nerd). Como na cena que eles descobrem que o alien Paul podia ficar invisível e o compararam com as criaturas de O Predador.

O elenco secundário é ótimo. A mocinha ex-crente-faladora-de-palavrões é hilária (sem contar o olho defeituoso dela). Temos uma rápida participação de Jane Lynch (a Sue Sylvester da série Glee). Ela só aparece em duas cenas, mas é ótimo ver a atriz em falas e expressões cretinas. No final temos outra participação especial. Trata-se da identidade da grande vilã do filme. Os fãs são simplesmente delirar, já que a atriz é conhecida no mundo da ficção científica. Não vou dizer o nome para não estragar a surpresa.

E como eu poderia fazer esta crítica sem reservar um parágrafo para a grande estrela do filme? Ele é feito completamente em CGI, mas o efeito é perfeito. Tem momentos que parece que ele é de verdade. Sem contar o carisma e frases engraçadas que ele dispara. Certamente uma das figuras animadas mais simpáticas dos últimos anos. Destaco a cena que ele ressuscita um pássaro. A conclusão e a fala que ele solta ao final da cena é simplesmente de morrer (você pode ver esta cena no trailer abaixo).

Muito recomendado. Ainda mais por saber que tem um bom tempo que não é lançado um filme de humor negro decente há um bom tempo. Para os fãs deste subgênero é um prato cheio. Agora é só sentar e esperar pela próxima aventura de Simon Pegg e Nick Frost. Adoraria ver um filme de vampiros com eles, bagunçando o tema já desgastado. Nota 10,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

  1. vou ver hj ... fiquei sabendo que se parece com o roger do american dad se for louco igual e nerd 10 por cento tas valendo

    ResponderExcluir