Especial

Foto:

[Crítica] O Buraco


Direção: Joe Dante
Ano: 2009
País: EUA
Duração: 92 minutos
Título original: The Hole

Crítica:

Encare seus medos.


Primeiro de tudo, não confunda os nomes. Existe um filme, que foi lançado em 2001, com o mesmo nome. Ele não tem nada haver com este. Apesar desta confusão, as distribuidoras não têm culpa desta vez. Os nomes originais do dois são The Hole, as distribuidoras apenas traduziram literalmente. Então, para não ter confusões, este filme não é dos jovens que se trancam em um buraco, e sim, um suspense sobrenatural.

No filme, dois irmãos acham um buraco no porão de sua nova casa. Curiosos, eles tiram todos os cadeados que o trancavam, para dar uma espiada. Depois de alguns testes, eles percebem que o buraco é mais fundo do que pensaram. Logo, eles e uma vizinha irão perceber que o buraco guarda segredos sombrios e irá usar seus medos contra eles mesmos...

Este filme é do mesmo diretor de Gremlins 2 - A Nova Geração, então é um grande conhecido do gênero. Mas em O Buraco, parece que ele não tem muita certeza do que está fazendo. Depois de dar algumas entrevistas dizendo que os espectadores iriam se chocar, tudo o que resta para nós é um filme adolescente de Sessão da Tarde.

Não estou dizendo que o filme é ruim, está longe disso. Mas ele nunca chega ao seu propósito. Ele não consegue alcançar o nível "terror", apesar de ter algumas cenas mais tensas do que um filme infantil. Parece que ele tenta alcançar um meio termo, mas não obteve um resultado muito satisfatório. Temos algumas assombrações bem sinistras, mas a tensão é sempre cortada por alguma bobeira dos personagens.

Acho que faltou ousadia ao filme. O diretor não teve coragem para dirigir com mão pesada e manter um único propósito, assustar. Acho que a cena mais "forte" em todo filme é um policial que aparece com os miolos de fora. É bastante bizarro e eu não esperava, mas é apenas uma cena. Algumas outras assombrações também merecem ser faladas, como a menina que se arrasta para dentro do buraco. Mas se equilibrarmos isso tudo, não será mais do que um filme de aventura um pouco mais forte.

Outro fator determinante, é o próprio buraco. No trailer, parece que eles caem logo, mas a realidade é muito diferente. Eles ficam sendo assombrados todo o filme, mas só no final que alguém entra lá dentro. E o pior, nem todos os personagens entram. Uma vez no mundo real, as assombrações são bem limitadas. Já no terceiro ato, o diretor conseguiu dar uma melhorada e criou um clima familiar sombrio, com um vilão até que respeitável.

Agora que estão avisados, decidam se vale a pena. Eu achei bem divertido para assistir sem muita pretensão, com a família. Se você espera um terror de verdade, vai se decepcionar. Mas se já sabe como vai seguir, mais ou menos, o fio da narrativa, terá uma boa diversão. Se não tem tempo, espere passar de tarde na Globo. Será que eles vão cortar a parte do policial? Nota 7,5.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
3 Comentário(s)

3 comentários: