Especial

Foto:

[Crítica] As Aventuras de Sammy


Direção: Ben Stassen
Ano: 2010
País: Bélgica
Duração: 88 minutos
Título original: Sammy's avonturen: De geheime doorgang

Crítica:

Esta galera vai agitar os mares.

Várias animações já exploraram a imensidão do fundo dos oceanos. Tivemos filmes ruins ("O Mar Não Tá Prá Peixe"), medianos ("O Espanta Tubarões") e verdadeiros clássicos (o imperdível, "Procurando Nemo"). Este mês chegou em território nacional "As Aventuras de Sammy", que não supera o clássico, mas estabelece uma ótima concorrência.

A filme segue a história da tartaruga Sammy. Com seus quase 90 minutos de duração, acompanhamos desde seu nascimento até a sua velhice da carismática tartaruga. Durante sua jornada de vida, Sammy fará amigos, terá contato com a destruição humana, encontrará um amor e seguirá o sonho de rodar o mundo.

Como disse no começo, "As Aventuras de Sammy" não consegue superar o clássico absoluto, "Procurando Nemo", mas isso não quer dizer que ele seja ruim, muito pelo contrário. O roteiro de "As Aventuras de Sammy" funciona tanto para as crianças quanto para os adultos. Personagens engraçados e carismáticos se misturam com situações reais, enfrentadas todos os dias por esses animais.

Um tema abordado de forma recorrente no filme é a relação com o ser humano. Em determinada parte do longa, a jovem tartaruguinha se deparada com uma gosma negra e nojenta que toma conta de toda a área. Minutos depois, o espectador e Sammy descobrem que aquilo é óleo, que vazou de um navio. Essa é apenas uma das várias citações aos problemas ambientais causados pelo homem.

Por outro lado, a história apresenta alguns seres humanos bem legais (uns hippies). Dando um equilíbrio e mostrando que nem todos os homens são destrutivos e ainda existem muitas pessoas boas no mundo. Outro ponto positivo é a volta de alguns personagens. Eles são apresentados em determinada situação e seguem seus cursos, mas quase sempre voltam em algum momento para fazer algo útil.

Mas na minha opinião, a maior qualidade desta animação são os belíssimos gráficos e fotografia. O fundo do mar é tão bem retratado quanto "Procurando Nemo", talvez até melhor, já que este filme consegue mostrar vários ambientes diferentes e interessantes. É surpreendente a riqueza de detalhes das cenas. Enche os olhos. E por falar em encher os olhos, o 3D está imperdível. Simplesmente um dos melhores filmes em 3D que eu já vi. Quem for ver em terceira dimensão não irá se arrepender. A todo momento tem alguma coisa nadando perto do espectador.

Enfim, muito bom. Um dos melhores filmes retratando o fundo dos oceanos. Ao sair da sessão fiquei de queixo caído. Não esperava nada do filme e paguei com a língua. Espero que todos possam ver nos cinemas, de preferência em 3D, para ter esta maravilhosa experiência. Nota 9,5.

Trailer Dublado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário