Especial

Foto:

[Crítica] Jason Vai para o Inferno - A Útilma Sexta-Feira 13


Direção: Adam Marcus
Ano: 1993
País: EUA
Duração: 91 minutos
Título original: Jason Goes to Hell: The Final Friday

Crítica:
Texto com Spoilers!

Estão vendo esta minhoca esquisita no poster? Vou te apresentar, este é Jason (!!). Ah, vocês devem ter reparado que esta parte não tem um poster padronizado e igual as sequências anteriores, né? É porque depois do fracasso de bilheteria da Parte 8, a Paramount vendeu os direitos da franquia a New Line.

A história (?) é um verdadeiro primor. Ela decide esquecer completamente o filme anterior (e pelo visto, todos os outros), e mostra Jason livre, leve e solto...matando a vontade em Crystal Lake. O filme começa com a uma moça indo sozinha para a cabana, não demora muito e Jason aparece. A moça é bastante astuta e corre como o demônio da cruz. Chegando a uma clareira, várias pessoas aparecem das árvores e chão, armados até os dentes e faz Jason de picadinho. Era uma armadilha.

Jason morreu (que ingenuidade), mas o problema é tudo isso acontece no começo (!!!). Então como os roteiristas poderiam continuar brilhantemente a história? Aguarde a desenrolar dos fatos (?). O corpo (as partes, né?) do Jason chega ao necrotério e um preto legista começa a examinar. Não demora muito e o coração do Jason começa a bater sozinho e "seduz" o cara, que acaba comendo (!!!) o coração do assassino da máscara de hóquei.

Ele fica possuído por Jason e, conforme o filme vai correndo, Jason vai passando de corpo em corpo por meio de uma cobrinha que sai da boca dos possuídos. Nesta sequência, Jason está atrás de seus parentes biológicos (what?). De acordo com a lenda, que eles inventaram na hora, somente um parente pode matar ou fazer Jason reviver. Brilhante, né? (não).

Primeiro devo perguntar: Onde diabos estava a suposta família do Jason nas milhões de sequências anteriores? E o que mais incomoda é que não faz o menor sentido. Porque a Pamela iria matar meio acampamento ao invés de cuidar do resto de sua família? E o roteiro como sempre não busca dar maiores explicações.

Por outro lado temos ótimos efeitos de maquiagem, as mortes estão bem legais e destaco a cena em que um homem literalmente começa a derreter. A cena é muito bem feita e dá até para ver o maxilar inferior do cara caindo em frente aos nossos olhos. Os personagens são todos inúteis e os protagonistas são tão sem carisma que eu queria que todos fossem para o inferno junto com o Jason.

O que aprendemos com a parte 9: Jason estava ganhando experiência para ser um filhote de "O ataque dos vermes malditos". O roteiro nos apresenta uma safadeza oculta, com a cobra sempre passando de boca em boca. Freddy Krueger ficou entediado com a falta de crianças na Rua Elm e veio brincar em Crystal Lake.

Como disse acima, Freddy faz uma pequena participação especial no final do filme. Suas garras surgem da terra e agarram a máscara do Jason, deixando a entender que Jason finalmente foi para o inferno. Será que o Krueger é o senhor do submundo? Pergunte para o Hellraiser. Nota 7,0.

Trailer:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário