Especial

Foto:

[Crítica] Resident Evil 5 - Retribuição


Direção: Paul W.S. Anderson
Ano: 2012
País: EUA
Duração: 95 minutos
Título original: Resident Evil: Retribution

Crítica:

O mal se tornou global.


Confesso que fiquei um pouco decepcionado com esta sequência. O material de divulgação faz uma alusão de algo que não acontece, "a batalha final". Com o final bombástico do quarto filme, eu realmente esperava que muitas coisas acontecessem neste, já que fechava com um confronto frenético entre a Alice e uma velha conhecida. Não estou dizendo que esta temática foi abandonada, mas este filme está longe de ser a batalha final. E nós estamos desde o quarto filme da franquia nos preparando para ela, mas ainda não conseguimos sair do "começo do fim". Mas vamos com calma, apesar das minhas palavras parecerem pejorativas, não estou falando de um filme ruim.

A história começa exatamente de onde o anterior parou, com a Alice enfrentando diversos aviões da Umbrella em Arcadia. Não demora muito para ela ser capturada e levada para as instalações secretas da Umbrella. Enquanto isso, mais clones seus passam por testes de ataques cotidianos. Logo, Ada Wong invade a Umbrella e liberta Alice. Agora, as duas irão passar por diversos problemas mortais, enquanto a Rainha Vermelha vai ditando as regras e convocando o maior número de monstruosidades possíveis. Em paralelo a isso, Leon e alguns outros têm dificuldades para chegarem ao local de encontro, já que a Rainha Vermelha não vai permitir que ninguém escape com vida.

Acho que o maior problema desta sequência foi introduzir muitos personagens de uma só vez. Estamos obviamente entrando em reta final na história da franquia. Ao meu ver, seria um ótimo momento para reunir os personagens já conhecidos, colocá-los todos em frente de batalha contra a poderosa Umbrella e acabar com esta extensa batalha de uma vez por todas. Mas a realidade é completamente diferente. Primeiro, tivemos o desaparecimento inexplicável de alguns personagens conhecidos (Onde estão Claire e Chris?) para dar lugar a outros que ainda deviam ser apresentados na franquia de filmes, Ada Wong e Leon Kennedy. Ainda que eles tenham o apelo de serem personagens originais dos games, o roteiro escolheu o momento errado para introduzi-los.

E não são apenas eles que dão as caras. Outros velhos conhecidos, que já encontraram a morte dos filmes anteriores encontraram um jeito de reaparecer. Tudo obra da Umbrella Corporation, que está fazendo clones como se estivesse fazendo gelatina. De todos esses personagens que retornam, a única que tem um destaque maior é a Rain (mais uma vez interpretada pela Michelle Rodriguez). Quanto aos outros, só posso dizer que eles entram mudos e saem calados, principalmente o negro que é picado pelo laser no primeiro filme. Neste, ele não tem a oportunidade nem de abrir a boca. Então eu me pergunto, porque fazer um personagem retornar de uma forma tão desnecessária?

Se vocês acharam a história do quarto filme parada, vocês irão pensar que ela está estacionada nesta sequência. O roteiro não se move nem um centímetro, o que nos faz questionar onde está a "batalha final" proposta pela tagline do pôster. Não me entendam mal, não estou dizendo que o filme seja parado. Afinal, só o que temos são sequências e mais sequências de ação frenéticas. Estou falando da história mesmo. Apenas algumas informações são liberadas, como as intenções da Umbrella e porque ela tem feito todas essas loucuras pelo mundo. Infelizmente, a informação não surpreende e escapa para o lugar mais óbvio. Em geral, esta sequência serviu como um filme de passagem, para nos preparar para a batalha final. Será que o final será tão explosivo assim? Porque o roteiro está tentando nos preparar a dois filmes já.

Não temos cachorros mutantes e zumbis nesta sequência, quebrando uma tradição da franquia. Em compensação, temos uma cena envolvendo DOIS Axelmans. Não chega nem perto do impacto do confronto apresentado pelo quarto filme, mas ainda sim é divertido. Ada Wong é a parceira da vez de Alice, e apesar e não ser ruim, não consegue se fixar como uma das melhores. No final, nos deparamos com a mesma situação apresentada pelo filme anterior. Todos na expectativa da batalha final. Eu realmente espero que o sexto seja o último. Por mais que eu adoro essas loucuras e cenas de ação, já está evidente que a franquia está se desgastando e enrolando para chegar ao seu último título. Será que acompanharemos mesmo a última batalha de Alice?

PS. Achei super original os créditos inicias, apresentando cenas de ação frenéticas de trás para frente, em câmera lenta. É uma pena que o diretor fez questão de passar a MESMA cena novamente, com os efeitos normais. Tirou todo o impacto do começo. Além disso, Alice apresenta uma retrospectiva do que aconteceu nos filmes anteriores, algo como "se você se perdeu no meio de toda essa loucura ou nem se deu ao trabalho de assistir os últimos filmes, eu vou resumi-los para você".



- I'M BACK, BITCHES!

Trailer Legendado:

Comentário(s)
11 Comentário(s)

11 comentários:

  1. Então, apesar do filme enrolar gostei de finalmente estar montado o cenário para a batalha final, amei a equipe, mal posso esperar para vê-los lutando juntos. O que me incomodou foi o fato da história não seguir o que parecia ser no trailer (achei que o vilão fosse o Wesker) e a dublagem. Que bosta é essa? ÁDA e LEÔN, PQP, ÊIDA e LÍON seus retardados ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. melhor cena: encontro de Alice e Ada, igualzinho ao quarto jogo, só que sem o Leon, fiquei de cara *-*

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti esse,depois volto e comento.

    ResponderExcluir
  4. vanessa vasconcelos reznor28 de setembro de 2012 às 22:57

    concordo com com tudo,esse filme tem só ação,a emoção e um final de verdade ficou faltando,essa franquia tá parecendo jogos mortais,por mais que eu goste está começando a ficar sem nexo,mas é assistível,pois adoro os atores e as lutas.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o meu preferido da franquia até agora!Eu amei esse filme,esta muito bom,e os personagens estão D+(Apesar d eu não concordar com a morte d 1 deles).Rain voltou incrivel,adorei ela,e a Jill também esta D+ ,amei ela nesse filme,esta linda e fatal.Ada não deixou a deixar,e eu ri muito dela e do Leon,o diretor sacana disse q não teria referencias ao relacionamento deles nesse filme,mais pelo o q eu vi,tem algo ali entre os 2.Tem zumbis nesse filme sim,mas achoq vc deve pensar q aqueles q abrem as bocas e saem aqueles bichos não são zumbis,mas são,c chamam Majinis-Zumbis,e foram criados so pro filme,e aqueles q correm atras do Leon,Barry e a trupe também são Zumbis.Sobre Chris,Claire,e K-Mart,eles foram capturados pela Umbrella por isso nãoo aparecem,mais acho q na sequencia eles voltam,pois a Ali Larter disse na época de lançamento q ainda ia trabalhar com a Milla em outro filme ^^.

    ResponderExcluir
  6. Coisas q faltaram no me comentario.
    *Correção:Ada não deixou a desejar
    *Ali Larter disse q iria trabalhar em outro filme com a Milla na época de lançamento de Resident Evil 4:O Recomeço.
    *Porq vc nunca menciona o Carlos,ele é importante nos filmes(Melhor q nos jogos)?

    ResponderExcluir
  7. Paul W.S. Anderson disse q no sexto(E ultimo)filme Alice não sera a unica "Estrela".Espero q isso seja verdade,e q todos so personagens da franquia c unam em uam batalha final contra a Umbrella e esses monstros,c for assim,vai ser muito F**A!

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito do Carlos. Se fosse para falar de um homem da franquia, eu citaria o Luther, que é um dos meus favoritos. Em geral, eu acho que as mulheres ofuscam completamente os homens.

    Espero muito que a Claire retorne.

    SPOILER:
    Também espero que a Rain volte para o último filme.
    O que é provável, se considerarmos sua última frase.

    ResponderExcluir
  9. Também espero,amo muito a Rain,gostei dela nesse filme,ela tava D+.Agora so aguardar o ultimo capitulo...^^

    ResponderExcluir
  10. só queria que a "irmã da Rain" sobrevivesse adorei ela ^^

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda aliviaria na critica se eu não fosse fã da serie de jogos eletrônicos desde 1999, mas como sou fã então lá vai.
    Que diabos de filme é esse? Todos são ruins mas esse em especifico me deixou pensando: por que não fizeram um filme dos x-men com esse personagem Alice?
    O roteiro é mediocre, a fotografia é pobre, as cenas de luta são sofriveis (principalmente as do começo do filme) a adaptação jogo/filme é uma das piores que já vi.
    Cara quase quebro meu teclado agora só de pensar nesse lixo.

    ResponderExcluir