Especial

Foto:

[Crítica] Tentáculos





Direção: Stephen Sommers

Ano: 1998
País: EUA
Duração: 106 minutos
Título original: Deep Rising

Crítica:

Mulheres e crianças primeiro. Você é o próximo!

 Vocês têm medo de animais selvagens? Ah, então vocês têm medo até daqueles animais domésticos? Bem, vocês acham que é mortal ser perseguido por diversas cobras gigantescas no cio no meio da floresta (Anaconda 2 feelings)? Agora, imagina você ser perseguido por uma criatura desconhecida em um lugar com espaço limitado, tipo um... navio? Imaginou? Pois é, não importe o quanto a situação esteja ruim, ela sempre pode piorar. Amém?

A história deste filme gira em torno de um navio cruzeiro que é atacado por algo desconhecido e feroz. Em paralelo, um grupo de mercenários chega até o enorme navio, visando um grande assalto, mas, tudo o que encontram, é o navio completamente vazio, com sangue por todos os lugares. Não demora muito para eles descobrirem que tem uma criatura mortal vagando pelos corredores e que está disposta a comê-los vivos. Agora, mocinhos e bandidos terão que se unir se quiserem sair vivos deste local, porque o monstro está com fome e não diferencia os bons e maus. Bom apetite!

Sabe o que é engraçado? Este filme é muito, muito antigo, mas seus efeitos visuais (o CGI, efeitos de computação gráfica) realmente surpreendem. Já disse isso em outras críticas, mas é uma vergonha que um filme que saiu a mais de uma década tenha efeitos melhores do que os que saem atualmente. Não dá vontade de sair gritando de ódio? Acho uma puta falta de sacanagem. Bem, eu confesso que adoro estes filmes de terror, produzidos no final dos anos 90. Para mim, grandes clássicos saíram desta época. Inclusive, outros filmes de animais assassinos, como Anaconda e Do Fundo do Mar. A inspiração estava em alta, definitivamente.

Uma das coisas mais legais deste filme, é que o diretor não tem medo de mostrar coisas nojentas. Temos algumas tomadas muito "lindas", com corredores inteiros, cheios de caveiras gosmentas. Além disso, em certo momento, vemos a "praça de alimentação" da criatura, onde têm centenas de caveiras gosmentas. Apesar das mortes não serem muito gráficas, temos algumas bem legais. Geralmente, elas acontecem de uma forma muito parecida, com a criatura puxando suas vítimas. Mas algumas em especial acontecem de forma diferente, para o nosso deleite.

Uma das coisas que vocês devem saber, é que este filme é trash até a raiz dos créditos finais. Temos bastante humor negro, personagens cretinos e atores canastrões, mostrando o que sabem fazer de melhor. Isso não é ruim, na verdade, acontece o contrário. Eles não atuam de uma forma pretensiosa, então tudo isso passa uma sensação divertida para os espectadores. Bem, pelo menos eu me diverti bastante acompanhando a loucura dos personagens em um lugar hostil, sem escapatória. Algumas risadas involuntárias serão liberadas, principalmente por causa do personagem Joey, que comanda a maior parte do humor negro.

Bem, eu assisti esta semana e devo dizer que o filme ainda se mostra bastante atual. Claro que os efeitos não são 100%, porque o filme é muito antigo. Mesmo assim, o CGI convence na maior parte do tempo. Eu recomendo. Considero um dos muitos clássicos dos anos 90. É uma pena que não seja muito conhecido, porque merecia ter tido mais destaque. Saiu em DVD no Brasil, mas é um filme extremamente raro. Então, quem tiver, envia para mim guarda com todo carinho. Nota 8,0.

Trailer:

Comentário(s)
4 Comentário(s)

4 comentários:

  1. Passa direto no Telecine Action,foi lá que eu vi pela primeira vez...Fica a dica!

    ResponderExcluir
  2. Ah!Famke Janssen é atriz nesse filme?AAAAAAAAAAH!!vou assistir!

    ResponderExcluir
  3. Tem de graça no YouTube, pena que está dublado hehehe Realmente o filme é muito ruim. Pra quem gosta de filme de suspense, thriller etc em navio eu recomendo o filme Navio Fantasma (ghost ship). Bem melhor, história amarrada e um bom grupo de atores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo mas não é mesmo. Navio fantasma e péssimo e perde para esse filme de 10 a 0.

      Excluir