Especial

Foto:

[Crítica] Cowboys & Aliens


Direção: Jon Favreau
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 118 minutos
Título original: Cowboys & Aliens

Crítica:

Primeiro contato. Última chance.

Devo admitir que o gênero faroeste não me agrada muito. Na verdade, eu simplesmente detesto. Duelo de armas e rixas nos sertão? Pra mim não. Mas, os roteiros dos filmes atuais, estão ficando cada vez mais interessantes, misturando velhos gêneros com elementos novos. Cowboys & Aliens é um grande exemplo disso. Temos todo aquele clima faroeste, mas ele vai muito além disso.

A história do filme segue um homem que aparece em uma cidadezinha sem nome e memória. Logo, os moradores da cidade, descobrem que ele é um criminoso perigoso. Depois de prendê-lo, seus verdadeiros problemas aparecem. Naves alienígenas atacam a cidade, matando e seqüestrando vários habitantes. Agora, todos terão que se unir para acabar com a invasão e salvar seus familiares, que ainda podem estar vivos.

Acho que duelo de armas não irá resolver esta luta. Pode crer que não! Sentiram o elemento inesperado na sinopse? Os personagens estavam lá, vivendo suas vidas, quando naves alienígenas começam a atacar (!!). E o melhor é que todo o filme ganha uma repaginada, levando-o completamente lado a lado aos grandes sucessos atuais. A proposta inesperada é o que mais funciona no roteiro, até porque, depois de algumas cenas, não tem como o espectador adivinhar o que irá acontecer a seguir.

E acreditem em mim quando eu digo isso, o roteiro está cheio de reviravoltas. Talvez o mais surpreendente dele seja os seus personagens. Daniel Craig interpreta o protagonista sem memória e, ao contrário, do que era esperado, seu passado se torna uma completa quebra de clichê. Olivia Wilde é a mocinha. Nem tenho palavras para falar dessa atriz. Gente! Aquela mulher é perfeita. Mas enfim, seu personagem é muito legal também e, mais uma vez, temos outra quebra de clichê, em uma das melhores reviravoltas do filme.

E como não falar de Harrison Ford, nosso eterno Indiana Jones? Ele está durão neste filme. Tem um filho idiota, mas isso é apenas um detalhe a parte. Seu personagem ganha destaque no final, quando ele tem a chance de interagir com os índios, que ele odeia. Ainda somos surpreendidos por algumas cenas emocionantes envolvendo laços afetivos inesperados. Não posso falar muito para não estragar a surpresa. Aliás, não posso falar de quase nada. Todo o filme contém reviravoltas e, se eu soltar alguma frase errada, vocês vão acabar me matando.

Bem, os efeitos visuais são de tirar o fôlego. E convenhamos, o terceiro ato utilizou muito o CGI. Toda aquela sequência de guerra entre os cowboys VS. Aliens foi muito bem feita. Então, odiadores da tecnologia, não falem mal do CGI em excesso, porque ele é excelente. Enfim, está mais do que recomendado. Muita ação, comédia, ficção e mortes. Um prato cheio para vários gêneros diferentes. Nota 10,0.

Trailer Legendado:


Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário