Especial

Foto:

[Crítica] The O.C. - 4ª Temporada


Duração: 45 minutos
Nº de episódios: 16 episódios
Exibição: 2006/2007
Emissora: FOX 

O fim não está próximo, está aqui!

Review:
(Spoilers abaixo)

Chegamos a quarta e última temporada de The O.C.! Como eu disse na review da terceira, quando o primeiro episódio foi exibido e confirmou a morte de Marissa, a confusão rolou solta. Enquanto uns gritavam que a série havia acabado e que a largariam (eu estaria nesse grupo, caso tivesse assistido junto com eles na época, mesmo que não a largasse, de fato), os que odiavam a personagem comemoraram. Havia ainda os que acreditavam que ainda era marketing por parte dos produtores para recuperarem a audiência perdida. Mas realmente era verdade, a personagem morreu. Com isso, a cada semana, a audiência caía mais e mais, resultando no cancelamento da série. Mas calmem, foi um final planejado e todas as tramas trabalhadas ao longo das temporadas tiveram seus finais. Ainda assim, a temporada mostrou que a série não tinha a mesma força sem a personagem e foi um ano realmente sofrível.


A temporada começa cinco meses após a morte de Marissa, mostrando como a vida dos personagens está abalada por sua perda. Na minha opinião, a temporada é dividida em dois momentos. O primeiro é esse, o de todos lutando para colocar suas vidas novamente no eixo após a morte da garota; enquanto o segundo consiste em episódios mais leves, que apostam em momentos engraçados. Ryan se isola dos Cohen e entra em uma fase de destruição própria, passando a lutar boxe e sempre perdendo de propósito, para que a dor física seja maior que a da perda de seu grande amor (podem chorar, pessoal, é de graça!). Mas sua vontade de fazer Volchok pagar pelo crime ainda é grande e, em parceria com Julie, consegue localizá-lo e por pouco, não o mata. Após isso, Volchok se entrega e é preso. Os problemas de Ryan, porém, continuam, desta vez com a volta de seu pai. No início, Ryan o renega por todas as mágoas do passado, mas pouco tempo depois o perdoa.

O momento que Ryan é introduzido no lado cômico da história é quando Taylor retorna da França casada, mas querendo o divórcio. E para conseguir, ela pede à Ryan se passe por seu namorado, resultando em uma das cenas mais engraçadas da temporada, quando ela e o ex conversam em francês e Ryan fica apenas olhando, sem entender nada. Por conta disso, os dois acabam se aproximando e engatam um romance, que muitos acharam forçado. Eu, apesar de shippar para sempre Ryan e Marissa, aceitei esse namoro, pois o Ryan não merecia ficar sozinho e Taylor realmente é uma boa pessoa. É bom ver que após todos os dramas e problemas que enfrentou com Marissa, Ryan começou a ter um ar mais leve e aos poucos foi perdendo seu lado fechado, assim como seu cíumes desenfreado, pois ele acaba superando o fato do ex de Taylor escrever um livro erótico com ela sendo a personagem principal. O que eu achei forçado apenas foi ela ter se tornado melhor amiga da Summer assim, do nada.

E falando nela, como Summer me irritou no começo dessa temporada! Além de ter se transformado em uma hippie chata, ela ainda começou a tratar Seth mal por "estar insegura com o namoro à distância por conta da faculdade". Mesmo que ela estivesse sofrendo com a perda de Marissa, não havia motivos para tratar Seth daquele jeito. Assim como a segunda, essa temporada foi sofrível para os shippers dos dois. Já Seth começa a trabalhar em uma loja de quadrinhos no shopping e chega até a usar maconha com Kaitlin (!!). Felizmente, apesar de toda essa briga, não somos obrigados a vê-los com novos namorados, pois isso já perdeu a graça lá na já citada segunda temporada.


Kaitlin, como prometido, começa a fazer várias loucuras em Newport, mas nada no nível de Marissa. Ao lado de Taylor e Julie, ela é o alívio cômico da temporada. É muito engraçado ver como a garota manipula todos ao seu redor, mas sem dúvidas seu melhor momento é quando ela e a mãe fazem uma aposta, onde Julie precisa ficar longe de homens e Kaitlin, de confusões. Nem preciso dizer que isso não dura muito, não é?! Ambas coisas são da essência das duas. Além disso, ainda temos a introdução de Will, um colega de classe de Kaitlin, com quem ela vive a típica relação "ódio gratuito, mas que é amor reprimido", passando a namorá-lo. e que passa a ser seu namorado episódios depois. O único momento que peguei raiva da garota foi quando Julie é introduzida em um triângulo amoroso com Bullit e Frank, pai de Ryan. Por mais que a mãe mostre que é de Frank que gosta, Kaitlin insiste que Bullit é melhor e faz de tudo para vê-los juntos, passando até a tentar destruir o namoro dos dois quando Julie opta por Frank.

Agora se teve um episódio que quase me mata do coração foi o sétimo. Mais uma vez temos a comemoração do Natanukká e após caírem da escada, Ryan e Taylor entram em coma e vão parar em um universo paralelo, onde ele descobre que a filha de Julie estava voltando de viagem e em seguida, vê uma foto dela com Marissa. Ou seja, Marissa estaria viva, ao menos naquela realidade. Tenho certeza que na época todos os fãs da personagem surtaram com a possibilidade de vê-la novamente e eu já torcia por Ryan nunca mais voltar e a série seguir naquele universo, não vou mentir! Porém, ao chegar no aeroporto, descobrimos que a tal filha é Kaitlin, que explica à Ryan que a irmã morreu há 3 anos, em uma overdose em Tijuana. Ou seja, até ali, a morte seria o destino de Marissa. Pesado, Josh Schwartz, pesado...


Outro episódio que marcou a temporada foi o décimo quarto, onde um terremoto abala Newport e vemos as consequências do desastre no episódio seguinte. Julie e Kaitlin ficam presas na sorveteria do pier e ela, enfim entende que a mãe ama Frank; Ryan e Taylor ficam presos na casa dela, e Seth parte para salvar o irmão; enquanto Kirsten corre risco de perder o bebê (sim, ela está grávida de novo!). No final, todos saem ilesos e os Cohen retornam para casa. Mas... devido ao terremoto, o lugar foi totalmente destruída por dentro e eles são obrigados a irem morar com as Cooper, enquanto não encontram um novo lar. Há, então uma passagem de seis meses onde vemos Ryan e Taylor terminaram e ela voltou para a França enquanto ele espera o ano letivo em Berkeley começar. Já Kiki está com nove meses e Julie também está esperando um filho e prestes a casar com Bullit, depois que Frank terminou com ela ao saber da gravidez. Seth e Ryan, então decidem comprar a casa onde Sandy e Kirsten viveram antes de irem para Newport, porém ela agora é habitada por um casal gay que não quer vendê-la. Sandy e Kiki vão até lá, onde a bolsa dela rompe e Sophia Rose Cohen nasce no antigo quarto do casal. Ao descobrir que a melhor amiga deu à luz e não pode voltar para Newport, Julie se nega a casar, fazendo com que Bullit leve todos até a casa, onde Frank liga para a ex pedindo desculpas. Depois de tantas confusões, o casal gay aceita vender a casa.

Após essa série de confusões, ao voltar até Newport, Ryan decide ir até a antiga casa dos Cohen pela última vez e vários flashbacks vêm à sua cabeça e a nossa também. Quanto bons e maus momentos vivemos naquela casa, não é? É quase impossível não sentir vontade de chorar, por mais que você não chegue à isso. Anos depois, vemos enfim o destino de cada um: Julie optou por ficar solteira e se formou na faculdade - mesmo ficando implícito que ela e Frank voltarão em algum momento; Sandy virou um professor de faculdade; Taylor voltou da França, mas não terminou com Ryan (ao menos até ali); e Seth e Summer se casam. Na última cena, Ryan - que agora é um arquiteto - vê um garoto na rua com o mesmo olhar triste que ele tinha ao ser resgatado por Sandy, e pergunta se ele precisa de ajuda, da mesma forma que Sandy fez com ele anos atrás, finalizando o ciclo da série.

E aqui chegamos ao fim dessa maratona para relembrarmos reviews relembrando The O.C. No geral, considero essa temporada a mais fraca da série, pois é visível que os produtores estavam perdidos com a saída de Mischa Barton e isso foi sentido nas ações dos personagens. Mesmo com vários momentos serem engraçados, se analisarmos friamente, nenhum é tão marcante como vários nas temporadas passadas. Apesar disso, tenho total certeza que a série de uma forma geral, marcou não só a mim, mas como vários de vocês que leram as críticas. Seria meu sonho termos um reencontro do elenco? Mas enquanto isso não ocorre, só nos resta rever os episódios. Obrigado por me acompanharem nesse especial e... California, here we come..
Comentário(s)
28 Comentário(s)

28 comentários:

  1. The OC era muito bom, assistia episódios aleatórios no SBT, assim comi One Tree Hill e que legal que vocês foram reviews de OTH! Voltei a ver e estou na 4 temporada, e pra mim é a melhor série teen todos os tempos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, The OC é ótima. Tá no meu top 7 de melhores séries com certeza =)

      Excluir
  2. ótima crítica, mas eu ODIAVA A MARISSA, meu deus. que personagem chata, só fazia besteira atrás de besteiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, melhor coisa foi o fim dela
      .

      Excluir
    2. Verdade,personagem que só fazia besteira,se vitimizando toda hora,insuportável

      Excluir
    3. Para mim a série ficou melhor e mais leve depois do final do 3 temporada,a quarta pra mim foi Boa.

      Excluir
  3. The O.C realmente foi uma série especial, mas as temporadas 3 e 4 foram horríveis por motivos diferentes.

    A temporada 3 foi bem mau escrita e os personagens pareciam fora de si. As pessoas culpam a Marissa pelo fracasso da temporada, mas mesmo as historias que ela nao tinha nada a ver (como o Sandy liderando o Newport Group) foram pessimas.

    A quarta temporada foi uma temporada mais leve, mas a maioria das historias foram bem idiotas. Alem disso, a continuidade das historias ficou prejudicada, mas isso se deve provavelmente pelo fato da temporada ter tido só 16 episodios.

    Foi dificil aguentar a Taylor principalmente na quarta temporada (ja que ela vira parte do elenco principal) e todo aquela historia de Taylor + Ryan foi muito forçado. Toda vez que era uma cena só deles, eu pulava.

    As historias foram bem fraquinhas e toscas na quarta temporada, alias nem parecia que eu estava vendo The O.c, parecia outra serie qualquer.

    Contudo as temporadas 1 e 2 foram tao boas (principalmente a 1) que mesmo com as duas ultimas temporadas teriam sido ruins, The O.C ainda pode ser considerada uma série boa e divertida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você pensa igualzinho a mim. Eu amo The OC, mas acho que na 4º temporada foi a pior de todas. Mesmo com a morte da Marissa a série tinha tudo para continuar indo bem, mas a impressão que dava era que os produtores e roteiristas estavam empurrando com a barriga e estavam totalmente perdidos. Eu nunca, NUNCA, imaginaria Ryan com a Taylor essa foi uma das péssimas ideias que tiveram. Eu preferia que ele tivesse voltado com a teresa, seria muito mais interessante e que daria mais sentido na história, já que ela foi a primeira namorada dele e ele sentia um carinho muito grande por ela. Os personagens estavam estranhos e assim como você disse eu me senti assistindo a outra serie qualquer e não a The OC.
      A mudança brusca de comportamento da Summer, o fim do casamento de Julie com o Dr Robberts, Seth não teve evolução nenhuma no personagem. Ryan mudou bastante o comportamento, isso ficou claro, mas como que uma pessoa muda assim tão de repente? Ele teve 3 temporadas para refletir e ver o que estava errando, ai a Marissa morre, ele quer vingança e de repente muda. faz piada, fica super carinhoso. Affs. Acredito de verdade que se a equipe toda tivesse se reunido algumas vezes e tivesse realmente pensado e pedido a opinião de todos sobre o desenvolvimento da serie teriamos ainda, pelo menos, mais 2 ou 3 temporadas.
      Kristen e Julia gravidas juntas? Ai gente isso é muito fantasioso.
      Olha foi um caminho de alegria que foi detonado pela 4º temporada. Se eu pudesse voltar no tempo teria assistido só até a 3º temporada e imaginado o restante como eu gostaria que tivesse sido.

      Excluir
    2. Concordo com vocês, a temporada 1 e 2 foram excelentes! Vontade de voltar nelas mas a 3 e 4 parecem que foram improvisadas.. Também nunca pensei que Ryan e Taylor ficassem juntos (não tinham nada a ver um com o outro), não aceitei o fato de Marissa ter morrido na temporada, mas ficou verrossímel com a vida real (já que nem tudo acontece como queremos). Poderiam ter aproveitado isso e ter criado um bellissimo final, onde Ryan reencontra Teresa e ela "como gostava da Marissa" poderia ser a pessoa certa para tranquilizá-lo e reconfortá-lo. Ryan poderia ter tido algum sonho onde Marissa manda sinais de que quer vê-lo feliz (claro, nada muito forçado).
      Foi triste ver a saída repentina da personagem Marissa que era uma das principais e nem mesmo uma troca de um beijo em sua despedida (completamente decepcionada com isso).
      Apesar das criticas negativas, certamente não pode ser considerada um série ruim, assistiria novamente!

      Excluir
  4. A série foi ótima até a Marissa se envolver c aquele sem futuro do ultimo namorado �� e morrer,a série so foi boa enquanto ela estava com o Ryan,Marissa devia ter continuado viva e casado com o Ryan a série teria bomba do e dado audiência ao máximo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade assisti hj a morte da marissa a série acabou pra mim se eu pudesse a excluía só pra não ver afss que horror não vou nem terminar de ver

      Excluir
  5. Marissa é a personagem principal mais chata da história das séries, meu Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!!!! Sou muito mais a Taylor. Marisa teve que o ela procurou, se envolveu com um cara errado e ele a levou a morte.

      Excluir
    2. Concordo, a 4° temporada de The OC foi tão idiota que me arrependo de ter assistido. Parece que o roteirista morreu e fizeram qualquer coisa com a série. Triste!

      Excluir
  6. Gostei de todas pena que a narisa tinha que morre mais bem que poderia te continuado

    ResponderExcluir
  7. Gostei de todas pena que a narisa tinha que morre mais bem que poderia te continuado

    ResponderExcluir
  8. Gente! O bebê da Tereza não era do Ryan!!!??? Acho que perdi algo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela disse pro Ryan que não era dele. Mas o mlq era muito parecido com ele.. Kkkk

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Pra mim a melhor coisa foi ver a morte da Marissa. Chata bagarai, mimada até.. Gostei muito da última temporada, curti bastante Taylor e Ryan juntos, como gostaria que eles tivessem continuado a série por mais algumas temporadas... Não gostei da mudança radical da summer...

    ResponderExcluir
  10. Olha não sei não em mais a Larissa nao era pra ter saído da série perdeu agraca então porque ela não saiu antes pow Ryan era um cara bacana mais ele era muito otário ou ele ficava ou nao com ela mais nao podia aver morto por isso a série acabou..Mais bem que podia volta essa série tia ela podia fica em coma algo assim mais nao aver moto primeira série que a pessonagem principal morre nada ver msm

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A morte de marissa estragou a série mais se pelo menos Ryan tivesse pego Volchok e tivesse dado uns murros teria mais emoção
    só para constar não assisti a temporada 4 toda não gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 2 últimos episódios são os mais legais da 4 temporada

      Excluir
  13. A melhor temporada é a terceira,sem dúvida 💕

    ResponderExcluir
  14. A pior serie que já assistir, nada aver a morte de marrissa AFF

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti os primeiros capitulos quando passou no sbt,eu adorava,e agora que tive oportunidade de assistir na íntegra foi muito bom,principalmente a 1°e a 2°temporada.
    Apesar da Marissa só fazer besteira eu torcia por ela e Ryan,não queria que ela tivesse morrido.
    Ms infelizmente quando a série é muito longa sempre fica meio sem graça
    Recomendo ,asdistam OC.

    ResponderExcluir
  16. Ainnn concordo com todo... Mas preciso dividir isso. Com vcs... Não consigo mais ver esse serei ela é mi ha preferida e chorei co. Se fosse um velório real... Quando Marissa morreu.... Não consigo nem ouvir "Aleluia"

    ResponderExcluir