Especial

Foto:

[Crítica] Game Of Thrones - 5x05/06: Kill The Boy / Unbowed, Unbent, Unbroken


Primeiramente, calma.

Review:
(Spoilers Abaixo)

Pois é, estou super atrasado com as reviews de GoT, devo me desculpar por isso, em partes o atraso decorre de problemas pessoais - estudos e afins - em partes decorre do meu descontentamento com os rumos dessa temporada. Isso chegou a níveis tão altos que pensei em abandonar a série. Mas estou tentando digerir os acontecimentos e o arco da Cersei, da Arya e o retorno do Bran, não fazem com que eu desista. Espero sinceramente que no final tudo der certo. Mas se não der, foda-se, vou ser feliz do mesmo jeito. Enfim, vou fazer a review dupla, considerando os núcleos repetidos, se eles aparecem nos dois episódios, falo dos acontecimentos de uma vez só.

Sim, Sor Barristan morreu, ainda estou triste com isso, mas minha tristeza não supera a do interprete que achava que iria arrasar nessa temporada, porém acabou morrendo. Pelo visto a morte do personagem veio como uma forma de resgate de um plot que parecia esquecido. Estou falando do casamento da Daenerys com o Hizadar, não que isso seja a melhor das decisões dela, nem acho que influenciaria tanto no arco que eles vem construindo para ela até então. Mas presumo que isso deva influenciar no arco de Meeren como um todo, então, só nos resta esperar. Quanto a ela queimando o cara lá. Se os dragões estão presos porque ela não consegue mais controlá-los é engraçado que chegue tão perto assim para alimentá-los, mas no geral é sempre bom vê-los, então...

Depois de Daenerys que sabe tudo, o episódio focou no Snow que não sabe nada, - isso foi uma tentativa de ser engraçado - achei bem interessante a cena com o Sam e o meistre Aemon. Pode ser um indicativo de que eles tenham o seu arco desenvolvido, estou torcendo muito por isso, gosto da interação entre os dois personagens e das possibilidades que isso pode trazer - "um Targaryen sozinho no mundo, que coisa terrível" - foi bom vê-lo, o meistre, incentivar o Jon a apostar nas suas escolhas, independente do que os outros acreditem - vamos esperar que ele mate o garoto e vamos ver que homem surgirá -, ainda com relação a isso o Snow propôs uma parceria com o Terror dos Gigantes, o que deve dar certo e pode possibilitar o retorno dos selvagens para a série, desde a luta com o Stannis eles estão de lado. Que eles causem os problemas que podem causar.

Entretanto, como alertado pelo meistre, nem todos os Corvos aprovaram a atitude do Snow,  de abrir passagem e fornecer terras aos selvagens, isso é compreensível se se considerar que Corvos e Selvagens vem se digladiando a décadas, porém, como já dito, em algum lugar, os Corvos esqueceram quem são os verdadeiros inimigos, mas o Snow não. Ainda na muralha, o Stannis resolveu partir com toda a sua comitiva e confesso que faz sentido a justificativa dele para levar a mulher e a filha juntos, mas acho difícil elas sobreviverem ao inverno e a guerra que se aproxima.

E por falar no Norte, Myranda parece não estar muito satisfeita com o casamento entre o Ramsay e a Sansa, para jogar um pouco de sal na história, ela armou um encontro entre a Sansa e o Fedor, não deixa de ser um momento marcante, eles colocaram ambos em uma situação singular, não acredito muito que funcione um parceria entre eles, a menos que o Theon conte a verdade a ela, mas não deixo de torcer para que eles se aproximem - gosto do Fedor - e, ainda falando sobre verdade, quem não gostou nada da possibilidade de ser enganado foi o Ramsay, achei que ele puniria o Fedor cortando mais um dedo, porém, ele resolveu ser misericordioso. Mas, acho que Walda Gorda não terá tanta misericórdia assim, já que ela descobriu que está gravida, provavelmente de um menino, e isso ameaça diretamente o título do psicopata dos Boltons.


Pois bem, o casamento entre a Sansa e o Snow, acabou acontecendo no último episódio, achei que demorariam mais alguns, e como nem todo mundo é generoso como o Tyrion; o Ramsay foi logo partindo pro ataque. É aqui que a porra toda acontece. Já discuti para caralho, em grupos, facebook e afins acerca da desnecessidade desse acontecimento, não pretendo alongar ainda mais a discussão, o estupro foi desnecessário, não porque isso não acontece nos livros, no arco da Sansa, mas porque a personagem poderia construir seu arco sem precisar deste acontecimento e porque agora, qualquer levante que ela tiver vai ser em decorrência da violência. É como se a mulher precisasse de um homem para fazê-la forte, depois que foi domada ai sim ela poderá reagir. Enfim, esse é o arco do Theon, ele que deveria brilhar ainda mais, Alfie perfeito, se queriam tanto um estupro "valorizando" um personagem que já existe na série, que estuprassem o Theon, não que isso seja menos perturbador, mas pelo menos isso faria algum sentido na construção do Fedor.

Outra cena que me causou arrepios, porque é só o melhor pov do Tyrion na minha opinião, foi a cena do barco, obvio que no livro é um milhão de vezes mais interessante, ainda assim a apreensão foi transmitida, nunca tive medo do Tyrion morrer, pelo menos não naquele livro, mas tive muito medo dele pegar escamagris e a possibilidade dele ser tocado é tão palpável que tu não consegues respirar até que tudo aquilo acabe, foi insano, é isso que gosto na série, é por essa série que me apaixonei. Mas se o Tyrion não foi tocado o Jorah não teve a mesma sorte, pelo visto deveremos nos despedir de mais um personagem antes do tempo, torcer para que a doença seja contida, assim como foi contida a da filha do Staniss.

E como não há nada ruim que não possa piorar, Jorah e Tyrion acabaram sendo capturados por piratas, mas graças a esperteza do Anão eles podem acabar sobrevivendo a essa situação. Se for confirmado o episódio nono com o título que da nome ao quinto livro da saga, os produtores tem exatos três episódios para juntas O patricida e a rainha dos dragões, o que deve acontecer efetivamente, se considerarmos as imagens vazadas da temporada.

Outros dois arcos que foram bem ganharam mais desenvolvimento nesse episódio foi o da Arya e da Cersei, que apesar das inconsistências são os meus favoritos nessa temporada. Começando pela Arya, ele tanto quis que acabou descobrindo o que é feito com os corpos - ou pelo menos com algumas partes deles -  das pessoas que morrem no templo do deus de muitas faces, esse plot foi desenvolvido de forma bastante rápida inclusive, mas acredito que em grande parte decorre da necessidade da Arya explorar Bravos, até para que facilite o encontro entre ela o Tyrell que irá acontecer, disso não tenho duvidas, quero ver como eles transformaram alguém que ainda não é ninguém em outro alguém sem trocar a atriz. Suposição idiota a minha, eu sei.

Quanto a Cersei, cara ela está se mostrando muito mais inteligente e perspicaz do que acreditávamos - ou do que eu acreditava - com uma paulada só, ela se livrou da rival e do irmão dela. Quando ele requisitou o julgamento dela já imaginei o que viria em seguida, o ruim é que acho a acusação algo tão leve, tão fácil de ser contestado, ou até mesmo perdoado, é só se livrar do Alto Pardal. Enfim, vamos vê até onde a rainha mãe continuara lançando feitiços que não se voltam contra ela, o caminho dela já está cheio de espinhos, sim estou falando do retorno da diva master, a rainha dos espinhos, saudades dessa mulher, e as cenas dela e da Cersei então, não tem como não rir.

Por fim:
  • Misandei e Verme Cinzento, não tenho muito o que falar, é um plot desnecessário.
  • Apesar de amar o Podrick e a Brienne, eles estão tão relevantes na história que acabei esquecendo que eles apareceram no ep 05. Estão sendo postos como um elo de escape para a Sansa, caso ela precise de um plano B. Ainda torço para que eles se encontrem os membros da Irmandade sem Estandarte.
  • Também não tenho muitas coisas para falar sobre o amor entre o Ramsay e a Myranda. Tem gente que gosta né? Vou julgar não.
  • Ah! Não vou falar sobre Dorne, tudo foi absolutamente desnecessário e sem qualquer sentido lógico, cagaram o plot, as serpentes estão ridículas, Até o romancezinho da Myrcela é um saco. Enfim, sem paciência para Dorne. Deixar eles colocarem a cara no sol e dizerem para que vieram, daí comento.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário