Especial

Foto:

[Críticas] Game of Thrones - 5x01: The Wars To Come (Season Premiere)


Os poderosos sempre abusarão dos fracos. É como eles se tornam poderosos.

Review:
(Spoilers Abaixo)


Olá pessoas, bem-vindos de volta, devo permanecer aqui, se o contrário não decidir o destino, com vocês, por mais uma temporada, sei que não começo muito bem, estou com oito dias de atraso, sendo que os episódios vazaram; então eu poderia ter feito a review antes, poderia do verbo estava fazendo provas e só vi o episódio hoje. Quanto ao vazamento acho lamentável porque de certa forma mitiga todo o trabalho da equipe envolvida, querendo ou não GoT é um produto e deve ser extremamente frustrante ter o seu produto vazado. Mas não julgo quem baixou. No mais das vezes a maioria dos brasileiros, eu inclusive, vê as séries baixando, então se vai ter que baixar algum dia por que não agora?

Divagações postas, vamos ao que interessa, o Martin (que, aliás, está recluso escrevendo, até que enfim) deu uma declaração dizendo que alguns personagens que não morrem no livro devem morrer nessa temporada, e a premiere nos mostrou que há fundamentos nas suas declarações, mas nem só as mortes serão diferentes, diversos arcos vão ser totalmente alterados, não gosto muito disso, mas sei que adaptação não é cópia. O lado bom é que me sinto assustado sabendo que tudo pode acontecer o ruim é não ver personagens que eu gosto, ou ver personagens que eu gosto morrer, mas vou superar isso.

Pois bem, os títulos dos episódios de GoT costumam ser bem reveladores do seu enredo, então nada de premiere com acontecimentos bombásticos, tudo foi um caminho para as guerras que virão. O episódio começa com o primeiro flashback da série, no qual a Cersei figurou como protagonista e que mostra que a temporada deverá focar muito nela, até porque ela é quem comanda a porra toda agora. Os pontos positivos: Nell Williams soube captar a essência da Cersei, fez um trabalho impecável, agora está muito mais claro o porquê da Cersei perseguir/temer a Margaery, o que será bastante útil para explicar seus próximos passos. De negativo só que o flashback poderia ter explicado também o ódio da personagem pelo seu irmão, mas isso era pedir de mais. 

E já que estamos falando de Cersei, parece que o relacionamento dela e do Jaime morreu junto com o pai deles, uma pena, mas ela não vai conseguir perdoá-lo por ter dado fuga para o Anão. Porém, de longe esse nem é o seu maior problema, o Lancel está de volta e mais arrependido do que nunca, o cara agora se juntou a Fé e anda se sentindo meio culpado pelos pecados da carne que andou cometendo e indiretamente deu um ultimato na prima, ou misericórdia ou justiça, vamos vê como ela agirá sob ameaça, ela não é conhecida por ser benevolente.


Saindo de Westeros - e sem direito a uma longa viagem de barco com toda a tripulação superinteressante :'( - vamos direto para as Cidades Livres, lar de Illyrio Mopatis, entendo que Tyrion tinha que chegar lá depressa e que o melhor para a série foi levar o Varys com ele, poupa atores e popa tempo de explicação, ainda assim fiquei triste. O interessante comentar aqui é que o Varys falou da liga da qual faz parte, que busca a paz e a prosperidade de Westeros, liga essa que já fracassou uma vez, Viserys mandou beijos, não acredito nesse Varys humanitário, não existe um ato desinteressado, já dizia Boudieu, mas se isso vai colocar Tyrion e Daenerys lado a lado, os fins justificam os meios.

E por falar em Daenerys, não está sendo fácil ser rainha de escravos e ser mãe de dragões. Sério, querendo ou não o núcleo dela é um dos que mais se desenvolveram de forma sólida e de fácil compreensão, todos os outros requerem elementos a mais - digo os livros - para serem esclarecidos. Sem contar que o jogo de poder no núcleo dela chega a ser mais interessante, pelo menos nesse estágio da série, que o jogo principal, que é pelo trono de ferro. Quero vê como ela lidará com as Harpias assassinas, bem que os personagens centrais desse núcleo poderiam começar a correr risco, as coisas ficariam ainda mais interessante. Ah! Não posso esquecer-me do Dahaario, sim ele disse para ela o que eu sempre quis dizer nos livros e nunca pude. CARALHO tu és mãe de Dragões e não de escravos, não prende teus filhos, assim. 

E por fim, mas não menos importante, tivemos o núcleo da Muralha, que agora além de centralizar os Corvos ainda tem o núcleo do Staniss e o dos Selvagens, - ps: o menino que matou a Ygritte :'( por que não tiraram ele da série? - o relevante aqui é: Não existe um ato desinteressado, mas que combater o que Staniss quer usar os selvagens para conquistar o Trono de Ferro, daí pra conseguir já será outros quinhentos, Melisandre e Snow, prevejo fogo e gelo em níveis nunca antes imaginado e o assassinato do Mance - WTF?! - livro é livro, série é série, estou usando isso como mantra, algumas vezes funciona, outras não. Fato é que o personagem não funcionou na série - aceita que dói menos - e assim como a Catlyn sua partida também será definitiva. Ou seja, não faço ideia de como as coisas vão funcionar sem a presença dele. Medo dessa temporada. Ainda sobre o Mance, e agora sim, por fim, não achei a execução tão chocante assim, como algumas pessoas tem comentado, ele não gritou nem nada, morrer com honra não esta com nada, queria vê escândalo mesmo. 

Você não pode sair sem saber:

- Sansa, disfarçada de Alaine, foi vista com Mindinho, deixando o primo retardado sob os cuidados de um dos senhores do vale. Aparentemente o menino se curou da doença que supostamente ele tinha, e já consegui apanhar de uma espada. Alaine seguiu caminho para um lugar que nem Cersei conseguirá encontrá-la, será se é as terras do Midnho? Aguardem mais informações.  
- Quem também foi vista foi a Donzela de Tarth, que quase cruzou com a donzela de cabelos vermelhos que ela deveria está procurando. Tendo em vista que o destino de Donzela é tão incerto como o do Cão de Caça. Se ela morrer não fará tanta falta.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário