Especial

Foto:

[Crítica] The Walking Dead - 5x02: Strangers


Não há lugar para pessoas boas neste mundo.

Review:
(Spoilers Abaixo)

Depois da excelente Season Premiere, era óbvio que o enredo daria uma pequena pausa antes de colocar mais "perigo" na frente dos nossos personagens. Sendo assim, era esperado um episódio mais calmo, sem tantos tiros e explosões. Dito e feito! Não foi chato, mas também não foi nada sensacional - isso sem contar os minutos finais, que foram bem surpreendentes. Ainda assim, esse episódio valeu a pena por conseguir destacar alguns personagens que não tinham recebido grandes oportunidades por parte do roteiro, como o Bob e a Tara.

Vamos começar a falar sobre a introdução de um novo personagem, o padre Gabriel Stokes. Sei que ele existe nos quadrinhos, mas, particularmente, acredito que a série poderia ficar muito melhor sem ele. Já sabia do mistério envolvendo o personagem antes mesmo dele aparecer, e confesso que, se a série ficasse enrolando em torno dessa besteira, a trama se tornaria bastante cansativa. Para minha surpresa, quase tudo já foi respondido neste episódio mesmo. Não foi dito com todas as palavras para os espectadores, mas o Rick e o Carl já se ligaram no que aconteceu. Não é tão difícil descobrir se você ligar todos os pontos que foram apresentados esta semana.

Eu era contra a introdução do personagem porque acredito que a série está muito além dele. Em pleno apocalipse zumbi e o cara se recusa a matar até mesmo zumbis? Já vimos tudo isso antes, no começo da série, onde as pessoas eram fracas e não tinham estômago para este tipo de coisa. Mas, atualmente, a história e os personagens são outro nível. Todos eles já foram quebrados pelo mundo, e sabem exatamente que precisam fazer o que é necessário para sobreviver - mesmo que isso signifique sujar as mãos de sangue. É por essas e por outras que espero que o padre morra o quanto antes.

Como já adiantei, esse episódio deu um pouco mais de destaque à Tara e ao Bob. Apesar da Tara não ter tido muita chance de se expressar desde a guerra na prisão, Bob recebeu alguma atenção na temporada anterior, mas foi meio que silenciado até o presente momento. Temi pela vida dos dois essa semana justamente porque é comum que um personagem receba destaque antes de ter uma morte horrível - basta ver o histórico da série. Enquanto Tara se esforçou - sem resistências - em ser aceita pelo grupo ao contar a verdade sobre o Governador, Bob manteve sua perspectiva positiva, dando destaque para o seu relacionamento com a irmã do Tyreese.

E, apesar do final chocante envolvendo o destino do Bob, o destaque fica mesmo para o seu estranho comportamento momentos antes de ser capturado. É possível que ele tenha sido mordido enquanto estava lutando com o zumbi na água? Isso explicaria seu ar de tristeza no final do episódio, e, principalmente, o seu choro - enquanto olhava emocionado para os sobreviventes do lado de fora da igreja. E, caso essa teoria se comprove verdadeira, quais as consequências essa infecção terá para o grupo de canibais liderado por Gareth? Será possível que eles passarão a se transformar lentamente no decorrer dessa quinta temporada? Essa é a minha aposta, porque o comportamento estranho do Bob certamente não foi em vão.

O final do episódio ainda acabou com a Carol e o Daryl perseguindo o carro que sequestrou a Beth - o que provavelmente não será mostrado na próxima semana. Essas separações são interessantes porque dá a chance do roteiro ir e voltar com a narrativa - além de separar o foco semanalmente em cada grupo -, algo que foi feito muito bem no final da quarta temporada. Como curiosidade (quem não quer saber spoilers dos quadrinhos, já pode parar de ler), vale destacar que o destino do Bob na série de TV é o mesmo do Dale na HQ. Graças a Deus ele não chegou até essa altura da história. Para mim, o personagem serviu apenas para fazer número.

PS. É impressão minha, ou o cara que o Tyreese alegou ter matado estava vivo e comendo carne humana ao lado do seu companheiro Gareth? #AtiraNeleCarol
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário