Especial

Foto:

[Crítica] Agents of S.H.I.E.L.D. - 1ª Temporada


Duração: 45 minutos
Nº de episódios: 22 episódios
Exibição: 2013-14
Emissora: ABC

Crítica:

Nem todos os heróis são "super".

Quem acompanha minhas reviews semanais sabe que, volta e meia, eu me enrolo com as mesmas por conta da faculdade, provas etc. Por esse motivo, resolvi escolher apenas duas ou três séries pra acompanhar certinho, enquanto as outras vou acumulando para as férias. Até então tem dado certo, coisa que deve mudar em breve. Enfim, tudo isso é pra dizer que, na hora de optar, acabei escolhendo The Blacklist em detrimento de Agents of SHIELD - sequer assisti o seu Piloto. Durante as minhas férias, porém, percebi, não tarde demais, que tinha feito uma escolha ruim. The Blacklist é ótima, mas S.H.I.E.L.D. é superior em muitos quesitos, e falaremos deles mais adiante.

O primeiro desses quesitos está relacionado com o elenco. Embora tenha um ou dois tenham se destacado mais, todos conseguem ser atrativos. A temporada completa de vinte e dois episódios foi muito bem desenvolvida, dando a chance de conhecermos melhor cada uma de suas histórias
e o que os move, e isso, por consequência, os tornou mais carismáticos aos nossos olhos. Fitz-Simmons me ganham facilmente, porque não tem como não se identificar com os dois. Não que eu ande perto da inteligência deles, mas porque no quesito trapalhadas eu supero. Além disso, a Skye é ótima, e pra quem costuma torcer para casais, ela passa uma boa química com o Ward. Enfim, no geral os personagens são bem maneiros, e ainda há os recorrentes que conseguem ser tão atrativos quanto os personagens fixos, como as participações especiais do Samuel L.Jackson.

Se o elenco é legal, a história não fica atrás. Apesar de ter plots semanais, a série não se resume a isto, até porque, se resumisse, eu não teria gostado nada dela, já que não gosto desse tipo de trama. Fato é que os plots semanais fazem parte de um todo, por assim dizer. Nada é disperso ou por acaso, mas tudo está conectado com o futuro da série e dos seus personagens, e isso te instiga a continuar assistindo episódio após episódio. Os mais interessantes são a origem da Skye e o que aconteceu com o Coulson após a batalha de Nova Iorque, dentre outras coisas igualmente instigantes.

Outro ponto positivo é que a série é ousada, e se dispõe a resolver logo os conflitos que apresenta. Tramas que renderiam pelo menos metade de uma temporada têm o seu desfecho em arcos de dois ou três episódios - não ficam enrolando muito. Sem contar o fato de ter uma Season Finale bombástica, que começou a ser desenvolvida já nos últimos episódios. Estes episódios em questão são destruidores, e acabam com tudo o que acreditávamos até  então. Reviravoltas extremamente chocantes, que desconstroem o caráter de alguns certos personagens.

E o mais incrível é que tudo isso está relacionado intimamente com os filmes lançados no cinema pela Marvel nos últimos anos. Ao longo desta temporada, a trama da série se chocou com dois filmes lançados recentemente, Thor 2: O Mundo Sombrio e Capitão América 2: O Soldado Invernal. Embora as consequências do primeiro tenham sido decepcionantes, a trama que se iniciou na segunda aventura cinematográfica do Capitão América foi determinante para o desenvolvimento da reta final da série, estabelecendo, assim, uma incrível conexão entre o cinema e a televisão. Particularmente, acho incrível como a Marvel tem unificado o seu universo, expandindo-o e o aproximando do material original.

A única coisa que eu realmente não gostei foi do plot que envolve a entrada da Skye para a S.H.I.E.L.D. No Piloto, ela tenta salvar um candidato a "herói" que é um verdadeiro pé no saco. Os roteiristas provavelmente perceberam isso, até porque, apesar do cara virar recorrente, o seu personagem muda drasticamente, fazendo-o ficar bem mais interessante. Enfim, super indico a série! Não temos os vingadores passeando por ela - o que eu tenho certeza que deve ter sido muito decepcionante para algumas pessoas -, mas os agentes cumprem muito bem o seu papel.
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário