Especial

Foto:

[Crítica] Awake - 1x01: Pilot (Series Premiere)


Dormir numa vida e acordar em outra. Pode amar já no piloto?

Crítica:
(Spoilers Abaixo)

O que você faria se sofresse um acidente de carro onde você é, aparentemente, o único que sobreviveu e começasse a viver em duas realidades diferentes: uma em que sua esposa está viva e seu filho morreu e outra onde seu filho está vivo e sua esposa morreu. E o pior é que você não sabe qual delas é real? Essa é a, lê-se maravilhosa, premissa de Awake. Parece que finalmente essa Mid Season trouxe mais uma série decente além de Touch.

Eu não vou mentir e dizer que já tinha ouvido falar na série antes e estava super ansioso esperando a série. A verdade é que eu não tinha visto promos nem nada, sequer tinha ouvido falar. Então estou vendo, singelamente, o que vai estreiar nesse mês de Março e me deparo com Awake. E como se a premissada série não fosse atrativa o suficente, vejo uma cachoeira de gente elogiando e fazendo comentários positivos. Eu tinha que ver, certo? Certo! Fui lá baxei oepisódio e fiquei totalmente in love só com 30 segundos de episódio.

Tudo no piloto me agradou imensamente: a história, os personagens e principalmente os atores e as atuações. Também não era pra menos o elenco conta com Jason Isaacs (mais conhecido como Lúcio Malfoy de Harry Potter ) como protagonista, Dylan Minnette (Lost), Lauren Allen (Terriers) e Michaela McManus (The Vampire Diaries) sem falar nos dois atores que fazem os psicólogos das distintas realidades que são incríveis! A série ainda conta com uma fotografia e um efeito de cores excelentes: na realidade onde o filho está vivo as cores frias predominam e na realidade onde a esposa está viva as cores quentes predominam.

A dinâmica da série aparentemente vai seguir o famoso “caso por semana”, mas no caso (desculpa o trocadilho) da série, o crime não é o principal, usado apenas como pano de fundo que se relaciona com a história, o que não poderia ser melhor. De série que não desenvolve a trama central já basta Alcatraz, né? São dois casos diferentes em cada realidade, e de uma maneira bizarra e estranha eles acabavam dando pistas que solucionavam o caso da outra realidade. E os casos foram interessantes, ainda por cima.

As duas realidades vão criando seus próprios plots, na realidade verde (a que o filho sobrevive) temos um romance em potencial entre o protagonista e a treinadora de tênis do seu filho. E na realidade vermelha (a que a esposa está viva), a mulher quer se mudar e ter outro filho, “Recomeçar” nas palavras da própria. O jeito como ela está pronta pra ter uma nova vida depois de ter perdido um filho me pareceu um tanto quanto esquisito. Isso sem falar nos problemas que ele está enfrentando no trabalho. Ou seja pode ser dizer que a série tem três plots distintos,o central onde o protagonista não sabe o que é real ou não ou o que está acontecendo, e os enredos de cada realidade. Isso não é pra qualquer um não, gente.

Em cada realidade o personagem tem psicólogos/terapeutas distintos e cada um da sua maneira, tenta explicar o que está acontecendo com Michael e que a sua realidade é a verdadeira. Eles fazem um ótimo trabalho, os argumentos são consistentes. E você, assim como o protagonista, fica perdido sem saber em quem acreditar. A série abre portas pra diversas teorias, com um mistério que atrai mais que o de uma certa série novata que está no sétimo episódio, e rima com “atrás”. Eu já tenho milhares de teorias e vocês? Só não vou despejar todas elas porque ainda é o piloto, mas me aguardem no segundo episódio.

Mas está havendo um boato de que eu estou na pior Awake já vai estreiar oficialmente (a estréia oficial é só em Março, esse piloto – que é um pre air - foi disponibilizado no site oficial da emissora pra criar um boca-boca) com seus dias contados por dois motivos principais. O primeiro é que parece que o Jason Isaacs está com um outro projeto para breve. O segundo é que esse tipo de trama inteligente e complexa não agrada os tele-espectadores americanos por ser em uma emissora aberta (NBC), uma vez que nesse tipo de canal, eles procuram uma programação mais “leve”. Vou ficar extremamente chateado, não quero que depois dos 13 episódios encomendados eu tenha que terminar a review dizendo “alegria de pobre dura pouco” ou “tudo que é bom acaba rápido”.


- Como eu disse agora só tem episódios inéditos em Março, então até lá!
Comentário(s)
9 Comentário(s)

9 comentários:

  1. Assisti awake, muito boa, ao contrário de alcatraz, que esperava com tanta ansiedade e que decepção, eu assisto meio que forçado a série, vou ver até o fim da temporada e ver se paro de assistir ou não. Alcatraz é a pior série que acompanho. E awake está entre as melhores

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Yiow Alcatraz é a pior série que assisto.E a que eu mais gosto é 2 broke girls

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,Yiow.Acho que todos concordamos que Alcatraz foi uma estréia que decepcionou muito então.Eu também assisto meio que pra ver se melhora ou não!

    Awake realmente tem uma premissa atrativa e me deixou bem animado.Também tem Missing vindo aí que parece ser legal.

    ResponderExcluir
  4. Eu já disse uma vez aqui no blog, mas ngm me ouviu, pra conferir a série sherlock, que é ótima, está entre as minhas 4 séries favoritas, das 15 que eu assisto. Sai 3 episódios por ano, mas cada um tem 1h e 30, tem duas temporadas já = 6 ep. A série só volta em 2013, assistam, que vale a pena
    De tão boa a série, eu acho que vou comprar os dvd's originais dela.
    Confiram que vocês não vão se arrepender...
    PS: É sobre o Sherlock Holmes nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  5. Yiow,vou confiar em você e dá uma conferida.Se gostar,talvez,eu poste as críticas ;)

    ResponderExcluir
  6. Youw não tem DVD original do Sherlock aqui no Brasil nem a venda na internet, muito triste.

    ResponderExcluir
  7. O da primeira temporada tem sim, nas americanas está 79,90 e na livrarias cultura 69,90

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que cópia do filme "Premonições" com a Sandra Bullock. Procurem ele na internet, é quase a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  9. já saíram mais dois episódios dessa série porque não foram postadas mais críticas? http://www.baixandofacil.com/awake-1a-temporada-legendado/

    ResponderExcluir