Especial

Foto:

[Crítica] Shadow - Na Escuridão


Direção: Federico Zampaglione
Ano: 2009
País: Itália
Duração:
77 minutos
Título original: Shadow

Crítica:

A realidade pode ser mais doentia do que os pesadelos.

Todo mês, temos uma lista de lançamentos dos mais variados tipos. Posso até dizer que o terror é o gênero mais perigoso para se confiar. Está sendo mais do que claro que a cada mês, o nível dos filmes trazidos para o território nacional vem caído consideravelmente. É trágico, mas bombas horrorosas estão à espreita por toda a parte, Agosto não foi diferente. Tivemos os péssimos Goblin – O Sacrifício, A Raiz do Mal e outros filmecos que não consigo me recordar agora. Para salvar o pouco de dignidade que ainda restou desta safra, temos o suspense Shadow – Na Escuridão.

A história segue um homem que, depois de testemunhar coisas horríveis na guerra, vai pro meio do mato para pedalar (Oi?). Lá, ele encontra com uma mulher bonita e dois caçadores cruéis. Depois de vários acontecimentos, o casal é caçado friamente pelos caçadores, mas isto não é o pior. Em paralelo a tudo isso, temos uma lenda local, sobre um grupo de inocentes que foram queimados até a morte. Segundo a lenda, suas almas ainda assombram parte da floresta. Mas até que ponto isso pode ser verdade?

Não fiquem animados. Shadow – Na Escuridão está longe de ser um ótimo filme. Ele só consegue um certo destaque porque fica, pelo menos, acima da média (coisa rara para as produções que chegam direto em DVD). O interessante deste filme é que ele consegue prender a atenção do espectador, apostando nas reviravoltas do roteiro. É sério, no começo, parece que sabemos como tudo vai acontecer. Ah, o jovem casal será torturado pelos caçadores. Mas não é isso que acontece, na verdade.

As reviravoltas da trama conseguem brincar com os clichês do gênero. Chegando perto deles e desviando para um caminho totalmente diferente. O filme consegue manter um ótimo nível de suspense e tensão até as duas primeiras partes, onde cenas cruéis podem embrulhar o estômago dos mais fracos. Gostei muito da cena de tortura. Meu corpo ficou realmente tenso. E o mais incrível é que, em boa parte das cenas, só ouvimos os gritos desesperados das vítimas, não sabendo o que está acontecendo com elas, exatamente. Quando vemos o resultado da tortura, ela não perde o efeito de horror em nossas mentes, apenas amplia.

Toda vez que aquele vilão branco e raquítico aparecia em cena, eu ficava tudo duro, com medo do que ele faria. Mas tudo que é bom, dura pouco. E não demora muito para o nível cair. Quando chegamos ao terceiro ato, parte da tensão é quebrada e a maioria dos personagens é despachada rápido demais. Bem, sem contar a reviravolta final, que eu não gostei muito, mas confesso que é muito louca. Eu nunca tinha pensado em uma coisa dessas.

Eu recomendo porque a maioria do filme dá uma tensão do cacete, mas o final estragou o andamento da trama. E mesmo que vocês achem Shadow – Na Escuridão um lixo, não perderão muito de suas vidas, já que o filme é quase um média-metragem, com pouco mais de uma hora de duração. Se você não gosta de finais confusos ou não costuma entender reviravoltas vagas, não é muito recomendado. E aí? Acham que vale a pena ou é melhor ficar no escuro? Nota 6,5.

Trailer Legendado:


Comentário(s)
4 Comentário(s)

4 comentários:

  1. verdade era a morte, pois depois que aquela granada explodiu durante a guerra, os três amigos que foram atingidos ficaram presos entre a vida e a morte, então quem aquele monstro matava morria na mesa do hospital, o que foi mostrado no final do filme. E como o personagem principal conseguiu matar o monstro ele foi o único a sobreviver.

    Na minha opinião o final foi bastante inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Shadow Na Escuridão, se passa dentro da cabeça do personagem principal, aquele vilão branco e raquítico na verdade era a morte, pois depois que aquela granada explodiu durante a guerra, os três amigos que foram atingidos ficaram presos entre a vida e a morte, então quem aquele monstro matava morria na mesa do hospital, o que foi mostrado no final do filme. E como o personagem principal conseguiu matar o monstro ele foi o único a sobreviver.

    Na minha opinião o final foi bastante inteligente.

    ResponderExcluir
  3. Cara, só me explica porque o maldito magricelo albino lambe as perereca dos aquario?????????????????????? Chupa a buceta da tua mãe de uma vez. '-'

    ResponderExcluir
  4. A mulher e o homem do bar sao culpados , depois da briga eles correram para o mato a mulher sumiu do nada q mostra q ela conhecia o lugar pegaram os homens e torturavam , mas ela ainda tava na casa do monstro era cumplice dela ou vice versa , ela parece ser sobrevivebte do ataque entao , ela podia matar o personagem principal primeiro mas ela se sentiu constragida de matar ele pq no final foi ela arrancou as pernas dele para nao deixa-lo fugir e contar a policia ,eles ainda estava dentro da casa e eles iam fazer uma lavagem cerebral nele

    ResponderExcluir