Especial

Foto:

[Crítica] A Hora do Espanto


Direção: Craig Gillespie
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 106 minutos
Título original: Fright Night

Crítica:

Você não pode fugir do mal quando ele mora ao lado.

Olha, eu acho que a maioria de vocês já devem saber que eu não repudio refilmagens, certo? Há alguns meses, eu até critiquei a antiga franquia A Hora do Espanto, tudo isso porque eu estava ansioso para o remake que viria a estrear meses depois. Quando o trailer saiu, os haters falaram horrores do filme, sem nem ver ou saber mais detalhes. Hoje, depois de ter assistido, digo que não me importo com a opinião de ninguém, porque eu simplesmente adorei e ninguém vai fazer minha opinião mudar.

A história segue um garoto nerd chamado Charlie. Sua vida estava perfeita, ele se tornou popular e estava ficando com a garota mais gata do colégio, mas seu passado ainda o perseguia. Um velho amigo, de sua fase nerd, o procura, alegando que ele é o vizinho de um vampiro. O garoto acha toda a história uma bobagem, mas quando ele vê o vilão agindo com seus próprios olhos, ele tem que correr para poder salvar sua mãe, namorada e ele mesmo. Para lhe ajudar nesta tarefa difícil, Charlie irá contar com a ajuda de um caçador de vampiros charlatão, chamado Peter Vicent.

Gente, eu juro, estou rindo até agora. Se considerarmos que esta refilmagem tem muito mais comédia do que terror, muitos podem achar estranho, mas eu achei que o resultado ficou excelente. Um verdadeiro “terrir” que exala o bom humor dos filmes trash dos anos 80. Mas não se enganem, a produção do filme tem um cuidado todo especial. Todos os efeitos visuais são ótimos e, acreditem, temos muito deles. Então, odiadores da era digital, peguem suas cruzes e se afastem.

Uma coisa que me surpreendeu foi o 3D. De fato, eu sequer sabia que o filme seria exibido em terceira dimensão. Entrei na sala pensando que não teria nada demais, seria mais um daqueles 3D sem graça, onde a única coisa que sai da tela é o desgosto. Mas, para eu ficar com a cara na poeira mais uma vez, me enganei. Não esperem ver objetos voando de um em um minuto, mas o 3D ganha destaque em várias cenas interessantes. São vidros quebrados, flechas, mãos e, o mais comum, sangue... Muito sangue voando na nossa cara. A grande maioria feito em CGI, mas ainda assim, muito bem feito.

Vamos falar dos personagens, porque isso é sempre importante, ainda mais numa refilmagem. O protagonista fica empatado com o do original. Sinceramente, eu não vi grandes mudanças, e isso não é uma observação negativa. O destaque fica por conta da mocinha, que consegue superar, de longe, a protagonista feminina original. A do remake tem mais garra! Ela chuta, joga água benta, acerta vampiros com bolas medievais, enfim, é uma mulher pra toda obra.

Interessante também, é o personagem do Peter Vincent. Achei que nada superaria o velhinho simpático do original, mas adivinhem? Eu estava enganado. O ator é extremamente carismático e até consegue participar um pouco mais da ação, afinal, ele é bem mais jovem que o Peter original. Por último, temos o destaque surpresa. A namorada do Peter Vincent! Que mulher é essa, meu Deus? A personagem pelas falas mais engraçadas do longa e acabou se tornando uma das minhas preferidas. Simplesmente a diva do filme! Merecia ter tido mais destaque.

Enfim, esse remake não deixou a desejar e honrou muito bem a memória do original. Tudo o que eu estava pedindo. Achei que seria mais leve e não teria muito sangue, mas até que temos algumas cenas bem sangrentas. Apesar disso, não espere algo no estilo Jogos Mortais. Também não busque suspense ou um clima mais sério. Definitivamente o tom do filme é escrachado e trash. Acho interessante o fato do filme não perder tempo em jogar ação na cara do espectador, assim como no original. Tudo acontece muito rápido e, quando vocês menos imaginarem, estarão agarrando suas cruzes sobre seus pescoços.

PS. O desempenho do Colin Farrell merece uma atenção toda especial. Ele conseguiu entregar uma interpretação sexy e poderosa ao vilão do filme. Conseguiu misturar muito bem a sensualidade - que é muito explorada atualmente -, sem deixar de lado a maldade de um ser das trevas. Sem contar que Farrell está em sua melhor forma!

Trailer Dublado:

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário:

  1. Amigos, o que vcs escrevem aqui não poder chamado de Crítica, mas sim apenas de comentários!

    ResponderExcluir