Especial

Foto:

[Crítica] Fenômenos Paranormais


Direção: The Vicious Brothers
Ano: 2011
País: Canadá
Duração: 94 minutos
Título original: Grave Encounters

» Será distribuído pela Paris Filmes, direto em DVD, com o título Fenômenos Paranormais. Não ficou ruim, porém, já era esperado que terminasse com "paranormais", por conta do sucesso da franquia Atividade Paranormal. Está acontecendo muito ultimamente, todos querem um pedaço do sucesso da franquia da atormentada Katie.

Crítica:

Eles estavam procurando provas... E eles encontraram.

Sim, mais um filho perdido de A Bruxa de Blair, incrível como depois deste filme surgiram vários com o mesmo tema, mas eu nem acho A Bruxa de Blair tão bom assim. Pegar uma câmera amadora e carregá-la por um lugar cheio de espíritos ou coisas de outro mundo está longe de ser original nos dia de hoje assim como qualquer história sobre apocalipse zumbi. O motivo de existirem tantas produções deste nível é porque A Bruxa de Blair nos trouxe um tema original de um jeito diferente que as pessoas ainda não estavam acostumadas a ver no cinema, mas creio que este é o primeiro erro desse tipo de filme, pois eles tentam fazer com que tudo fique mais real só que só sabem fazer as coisas ficarem mais ridículas, porque sabemos que é apenas um filme.

Grave Encounters conta a história de uma equipe protagonista de um reality show pra TV, que leva suas câmeras para um antigo hospital abandonado nos anos 60 a procura de evidências sobre a existência de fantasmas naquele local. Apesar de ser um programa fajuto, que paga pessoas para mentirem em frente da câmera, eles começam a enfrentar perigos reais quando os primeiros sinais de paranormalidade começam a aparecer e suas câmeras registram todo o horror que enfrentaram naquela noite. O pior é que não podem sair, já que o tempo e espaço não estão em sincronia, e o hospital sempre muda para impedi-los de ir embora.

Fazia muito tempo que queria assistir esse filme, tenho o trailer dele no youtube há muito tempo e estava louco pra assistir, porque ele deixa qualquer um apavorado. Bom, mas no final, devo confessar que o filme não superou minhas expectativas. Pelo menos no começo tudo parecia perfeito, as cenas eram tensas, eles são ótimos atores e os sustos estão ótimos, e isso acaba nos fazendo acreditar que quando o terror realmente começar, não vai mais parar, só que não foi bem assim. O filme se perdeu depois da metade, um dos personagens não parava de gritar palavrões, a garota não parava de chorar e o apresentador do programa não largava sua câmera nem quando sua vida estava em perigo. Os fantasmas não causaram impacto, pareciam zumbis e sua aparência não assustava muito.

Também não gostei do rumo que a história deu. Ta certo que por ser um filme com câmeras amadoras deveria ter algo que saísse do clichê e se diferenciasse de Atividade Paranormal, creio que mexer com o tempo e o espaço foi a única saída, só que poderia ter sido melhor. Quando eles encontravam a saída, percebiam que atrás da porta havia outro corredor que nunca estava ali e este corredor dava em outros corredores como se fosse um cubo mágico que mudava de acordo com sua vontade. Bom, eles tentaram, mas não me impressionei com isso, muito menos quando eles começaram a mostrar o tempo passando e eles ali dentro. A fome, o sono, o medo, os atores eram perfeitos, mas acho que tudo tinha haver com história. Ninguém (ou pelo menos eu acho) iria imaginar que veríamos pessoas passando fome e sono num filme sobre um grupo de charlatões que acabam encontrando fantasmas de verdade.

Só que nem tudo é ruim né gente? Os efeitos estão muito bons, principalmente num dos sustos falsos do começo que não teve haver com fantasmas, mas foi o melhor do filme. Eu pulei da cadeira, aquilo foi completamente inesperado. Também gostei do filme as coisas por trás do programa. No início, o dono da emissora disse que o episódio que íamos ver a seguir não havia sido editado, e repetiu isso duas vezes, eu sabia que aquela idéia não iria parar ali. E eu estava certo, é uma mistura de programa real com os bastidores, mostrando que eles estão ali mesmo pra ganhar dinheiro mesmo que pra isso tenham que mentir, ou seja, mais uma coisa que colocaram no filme pra que quando as coisas começassem a acontecer de verdade, ficasse bem mais real. Alguns filmes como Rec fazem uma edição de tudo e só nos mostram o que devemos ver, mas este filme nos mostra os erros comuns, as mentiras, as piadas, as armações, creio que este tenha sido o ponto mais alto do filme.

Acho que não recomendo. Quer dizer, recomendo e não recomendo, a opinião sobre este filme varia pra cada pessoa. Como ele é meio “perdido” e muito pouca gente já ouviu falar, creio que muitos de vocês não vão esperar muito dele. Pra quem gosta do tema e de ver filmes de terror onde tudo acontece por uma câmera amadora, vai gostar e até se divertir, mas creio que Atividade Paranormal faz isso melhor. E notem a cena do cabelo, o fantasma quase arrancou o mega hair da garota, mas ela continuou passeando pelos corredores infinitos do hospital. Acho que os protagonistas estavam brincando de pique esconde.


Trailer Legendado:

Comentário(s)
38 Comentário(s)

38 comentários:

  1. Filme horrível. Nem percam tempo assistindo. Mais parece comédia...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o filme não me impressionou, ficou muitas coisas em aberto...pq o dia não amanhaceu? Prá onde foram as pessoas que desapareceram? O que era aquele ritual no final? Quem achou as fitas?. Quando o filme acaba, você ainda fica com cara de ponto de interrogação. Não gostei e não recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc.ficou sem pé nem cabeça.

      Excluir
    2. Bom, realmente é um filme para mexer com sua cabeça, você fica na expectativa de ser algo bem perturbador mas no desenrolar do filme você vê que não é lá tudo isso. Respondendo ao seu comentário anterior de 2011,eu nem sei se você já viu a sequência desse filme, mas se ver, você saberá com quem as fitas ficam. É quase que obrigatório você assistir o 2• porque vai responder algumas dúvidas.

      Excluir
  3. Somente não humanos vão entender o filme, caso vc seja humano não perca seu tempo vendo.

    ResponderExcluir
  4. Bom, quando li a sinopse me animei, mas quando vi o filme verifiquei que MATRIX tem muito mais fatos reais que GRAVE ENCOUNTERS.

    ResponderExcluir
  5. Boa crítica, o filme foi bom no início mas não soube manter o nível. Quanto aos falsos documentários, jamais conseguirão fazer algo no nível de Atividade Paranormal.

    ResponderExcluir
  6. Bom eu acho que poderia parecer mais real se eles não tivessem usado a mesma maquiagem que foi usada no "o chamado" isso deu um toque especial pra dizer que era "fake" como na maquiagem do fantasma dessa mulher pausada no trailer acima, quem assistiu "o chamado" vai saber do que eu to falando...
    Deu pra entender o lance do ritual quando você assisti pela segunda vez mas não da pra entender porque eles tem que morrer
    Os fantasmas queriam que as pessoas soubessem o que aconteceu com eles e por causa do ritual que trouxe um demonio para o local acabou prendendo todos eles e obrigando a fazer coisas ruins
    Mas concordo quando com a segunda pessoa que postou comentário... o negocio é tão fake que não tem explicação, como é que eles acharam a camera se estava no sub solo do hospital e provavelmente em uma sala que nunca ninguem entrou...
    na verdade ficou a desejar poderia ter um outro final

    ResponderExcluir
  7. Bem chinelinho. Passei o ano na espectativa do lançamento desse filme, mas confesso que vou dormir decepcionado. Os atores são ridículos, as situações apresentadas são péssimas e o filme dá sono até sua metade. Se você abstrair a proposta do filme (o que não tem nexo algum, logo que, a partir do instante em que o filme passa por documentário e acaba divergendo absurdamente de ao menos uma vaga realidade, né...mas vá lá.) o filme até que fica digerível. Os sustos dos então agora "monstros", ficaram bem envolventes, a fotografia ficou até que simpática, e a loucura da personagem principal no fim me agradou bastante. Á partir de um instante tive que me adaptar perante à obtusidade do filme, e até que não foi de todo ruim. Tentam nos enfiar goela abaixo um terror psicológico bem meia-boca, muito, mas MUITO distante de um "Martyrs" (2008), estreitamente lançado com um jogo de câmeras do humilde "Silent House" (2010), mas não obtiveram sucesso. Até que não considerei uma perda total de tempo, mas não preencheu a ânsia que eu estava para asistir esse filme.
    Razoável.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pessoal do meu mundo alternativo, acabei de assistir o filme e gostaria de opinar. Bem eu diria que foi uma experiência considerável, mas é algo q eu não quero rever nunca mais.
    Ele envolve vc com a sensação de q aquilo poder verdade, esperamos um filme com película e fotografia típica d grandes produções, mas vemos algo 'caseiro' mas efeitos surgem ali, é como na realidade, seria daquela forma que veríamos as manifestações sobrenaturais.
    Os espíritos criam uma armadilha e não os deixam sair, são seres obcecados, dispostos a trazer sofrimento e morte, aos quais foram expostos no passado a todos que ali entram. Foi a leitura que fiz. A sensação de estar ali é terrível, como vemos em outras produções, o lugar fala c/ os personagens e dá pistas de como sair, mas em Grave Encounters o lugar não pretende deixá-los sair e assim o faz, liquidando c/ todos.

    ResponderExcluir
  9. Eu consegui entender o seguinte, aquele cirurgião ao qual o caseiro fala no início do filme, é um maníaco fascinado por lobotomia, que hoje não é mais utilizado e esse método, fez a experiência dele com todos aqueles que ali estavam, com o Matt que se jogou do elevador, com o TC e com os outros e no final ele fez o mesmo com o Lance. Agora não entendi o fato de não aparecer a luz do sol.

    ResponderExcluir
  10. Bom, acho que para quem gosta de filme de terror como eu, um filme de terror sempre é bem vindo. Digo terror!! Terror mesmo!! E Grave Encounters consegue fazer isso. Querendo ou não, ele te deixa com medo (o verdadeiro objetivo de um filme de terror). Então vale a pena assistir, mesmo não sendo uma grande obra de arte!

    ResponderExcluir
  11. Um filme assistivel, com um az de dúvida no final, mas vale a pena conferir... :D

    ResponderExcluir
  12. Por que é que quando eu comecei a assistir o filme, já sabia como iria ser o final??
    Sério, nem veja esse filme...

    ResponderExcluir
  13. Bom, assisti o filme e com a minha vasta experiência em "mockumentaries", posso dizer que é um tanto sagaz.
    Depois de 20 anos trabalhando com Sergio malandro, vi que somos todos iguais, braços dados ou não.

    ResponderExcluir
  14. A verdadeira moral da história, é que foram os fantasmas que enviaram as fitas para o programa, na tentativa de conseguir um espaço em Hollywood, pois sempre foram vítimas de conspiração pelo governo dos EUA.
    Os personagens foram utilizados como cobaias pelo doutor que foi assassinado porque ele ainda achava que poderia ter sucesso na medicina.
    O ritual encontrado foi uma tentativa de atrair pessoas para o prédio.
    O dia não amanheceu porque o governo dos EUA está em parceria com a NASA e investiu 250 bilhões de dólares para construir um satélite que influencia na órbita da Terra, fazendo com que o lado projetado para o Sol, seja só o Oriente médio para que tenha suas fontes naturais esgotadas, causando loucura nos habitantes por não perderem seus recursos,sendo então internados em um hospital psiquiátrico com uma bomba amarrada no corpo. O resultado são muitos mortos e o Grave Encounters 2.

    ResponderExcluir
  15. Bom eu gostei do filme!
    achei bem assustador até!

    ResponderExcluir
  16. é uma série com 5 episódios, o filme foi o quinto então, onde estão os os outros quatro?

    ResponderExcluir
  17. hssashhsah o mais legal do filme foi ver os comentarios da gurizada daí de cima!!! tbm concordo com a conspiração dos EUA!!!! e até q gostei....

    ResponderExcluir
  18. Olá galera do Meu Mundo Alternatico.
    Bom... sou mais um fã da Sétima Arte, e essa é a primeira vez que faço comentários aqui (nossa que clichê).
    Depois que eu assisti o filme A Bruxa de Blair (que é um filme sensacional! não se deixem levar pelo comentário infeliz do autor, joão lindley, sobre ser um filme podre! Assistam e tirem suas próprias conclusões!) confesso que me apaixonei pelo gênero Found Footage, quem vem crescendo a cada ano.
    O problema dos "especialistas" que comentam aqui, é que já comessam a assistir o filme fazendo pré-julgamentos, tipo: "Ihh, o filme é Found Footage, espero que não caia no clichê!", "Ah! que clichê, já começa com um cara sentado na cadeira dando uma "entrevista" e introduzindo os espectadores ao filme!", "Nossa que ridículo, os fantasmas parecem zumbis", e por aí vai. Querem saber, na boa... quando forem assistir à algum filme assistam com prazer, afinal o Cinema é uma Arte.
    O filme é muuito bom, tenso do início ao fim, vale a pena assistir. Se você tá afim de tomar belos sustos assista Grave Encounters. Mas concordo com vocês sobre o final do filme, como encontraram as malditas fitas??! o.O
    Concordo com o Eduardo Guedes no comentário acima: "Querendo ou não, ele te deixa com medo (o verdadeiro objetivo de um filme de terror)". VLW galera...!

    ResponderExcluir
  19. Eita! no comentário acima escrevi Mundo Alternativo errado, mas BLZ dá pra entender!

    ResponderExcluir
  20. Até que o filme prende a atenção, mas achei as cenas dos fanstasmas pouco convicentes. O filme tenta ser um Bruxa de Blair misturado com Atividade Paranormal, deixando-o pouco original. Entendi que quando entram no predio, saem do sobre as pessoas e acontecimentos. Em alguns momentos o filme se estende demais e se perde. O personagem principal enloquecendo e a cena do rato, ao meu ver foi a mais assustadora. A parte do ritual deu a entender que o medico junto com a equipe dele faziam experiencias com as pessoas e tb magia negra. A parte da magia negra ficou meio sem sentido, não precisava. Será que vai ter o II?

    ResponderExcluir
  21. Até que o filme prende a atenção, mas achei as cenas dos fanstasmas pouco convicentes. O filme tenta ser um Bruxa de Blair misturado com Atividade Paranormal, deixando-o pouco original. Entendi que quando entram no predio, saem do mundo real e entram no mundo dos fantasmas, onde tempo e espaço nao existem e há um dominio sobre as pessoas e acontecimentos. Em alguns momentos o filme se estende demais e se perde. O personagem principal enloquecendo e a cena do rato, ao meu ver foi a mais assustadora. A parte do ritual deu a entender que o medico junto com a equipe dele faziam experiencias com as pessoas e tb magia negra. A parte da magia negra ficou meio sem sentido, não precisava. Será que vai ter o II?

    ResponderExcluir
  22. Adorei o filme. Gente, pensem bem, quando é um filme baseado em histórias reais, quase sempre a gente nao entende, fica sempre com uma duvida. Mas por que ? porque se foruma história real, você nao ter que saber o porque aconteceu

    ResponderExcluir
  23. No site IMDB já informa que vai ser lançada uma sequência do Fenômenos Paranormais. INFELIZMENTE a continuação vai usar a mesma ideia principal da Centopeia Humana 2, vai ser sobre um alguém que tem obsessão pelo filme aí vai querer ter a mesma experiência do filme etc. Tá o link aí das informações só que em inglês >> http://www.imdb.com/title/tt2231554/ aliás eu gostei desse filme, bem tenso assisti no escuro do quarto e levei uns sustos, apesar de não dar medo.

    ResponderExcluir
  24. O susto é garantido!
    Como a grande maioria dos filmes mockumentaries não tem um final com sentido e nos deixa com um milhão de questionamentos.
    Se não tiver continuação, como fizeram com Atividade Paranormal (que assistindo todos os filmes da série você consegue ligar todos os pontos e, com isso, fazer as coisas terem sentido), vai deixar os espectadores com a mesma raiva que ficaram quando assistiram "A Filha do Mal".

    ResponderExcluir
  25. Gostei do filme, cumpriu seu objetivo...me assustou e deixou um clima tenso no meu psicológico. Talvez as respostas sejam esclarecidas nesta segunda parte. Recomendo!!

    ResponderExcluir
  26. Ei e o Lance Preston feis algum outro filme ?

    ResponderExcluir
  27. O filme é mais ou menos... e fikam mtas perguntas no ar... Naun gostei mt do final e tambem não entendi... se era uma história real como eles acharam a fita q tava no subsolo? E o Lance... morreu? O q aconteceu com ele? O filme deixou um pouko a desejar a respeito disso. mas até q vale a pena assistir..

    ResponderExcluir
  28. Filme bom ... Mas quando você pensa que é real, aparece erros, como o filme inteiro fica de noite, se não fosse esse tipo de erro pareceria mais real

    ResponderExcluir
  29. Ñ vi Fenosmenos pranormais !!! Tava louco pensando q era Mt bom!! Mas dai vi penomenos paranormais 2 Ñ é Mt bom no comeso vai td bem mas sai fora do contesto!!! Igual a o 1 Tem a garota chorando e o Diretor de filmes q ñ larga a camera!!!! E Mt magia fica chatoa !!!! Fenomenos paranormais 4 deve ser legal um amigo meu ja viu!!

    ResponderExcluir
  30. assisti o filme hoje e adorei.Só não entendi muito o final a garota simplesmente some e não se sabe o que aconteceu com ela . Eu também achei estranho o final que o apresentador do programa teve, sei lá o final ficou sem sentido.Mas sem dúvidas pra mim esse filme e melhor dique atividade paranormal por isso quem assistiu atividade paranormal e assim como eu achou o filme idiota eu recomendo vc assistir esse filme pois mesmo sendo um filme meio sem sentido e bom pra quem curte suspense.Também recomendo vc que não assistiu esse filme a se colocar no lugar dos personagens pois assim o filme fica bem mais emocionante !!!

    ResponderExcluir
  31. Eu.adorei.fodasse.quem.não.gostou.esse.pessnal.so.sabem.criticar.os.outros.me.descupem.pessoal.mas.e.verdade.tenhão.mas.respeito.

    ResponderExcluir
  32. Filme foda pra caralho foda-se se nao gostou... bom pelo menos o hospital existe..., tabem diz que essas gravaçoes foram encontradas em 2001. É foi cortados algumas partes e lançaram em 2011.

    ResponderExcluir
  33. Acho que o primeiro não dá muitos sustos, mais é bem tenso

    ResponderExcluir