Especial

Foto:

Crítica | O Dia do Terror


Direção: Jamie Blanks
Ano: 2001
País: EUA
Duração: 96 minutos
Título original: Valentine

Crítica:

Lembra-se do garoto ignorado no Dia dos Namorados? Ele lembrou de você!

Quem está carente aí? Quem passou o dia dos namorados sem alguém por perto? Eu sei que o Dia dos Namorados já passou, mas talvez tenha sido mais seguro assim. O quê? Vocês não sabem do que eu estou falando? Acho que vocês precisam assistir mais Dia dos Namorados Macabro e O Dia do Terror. Acreditem em mim, este dia romântico pode se tornar bastante sangrento. Quem quer dividir meu coração agora?

A história gira em torno de quatro amigas, que esnobaram um garoto esquisito nos tempos de escola. Agora, vários anos depois, elas começam a receber estranhos cartões ameaçadores envolvendo o Dia dos Namorados, que se aproxima. Quando a pilha de corpos começa a crescer, as sobreviventes terão que se unir para sobreviverem ao dia mais aterrorizante de suas vidas. Qual o melhor, dar seu coração ou arrancarem ele?

Ai, gente! Que saudades desses slashers do final dos anos 90 e começo de 2000. Todo mundo vive falando dos anos 80, mas esquecem que este pequeno período também teve seus bons momentos. Numa época onde assassinos mascarados faziam a festa, éramos brindados com franquias como Pânico, Lenda Urbanda e Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado. Muitos dizem que este O Dia do Terror é apenas um filho bastardo desta época, não passando de uma cópia. Pois eu sambo na cara de todos e digo que este é um dos melhores slashers daquela época, completamente original e surpreendente.

Muitas pessoas esperaram pela sequência, que nunca veio a acontecer. Mas, apesar do final ficar em aberto, ele não dá espaço para mais um filme. Acontece que muitas pessoas não entenderam o final. Se vocês ainda não viram, vai correndo assistir. O assassino, na verdade, é o namorado da protagonista. Era apenas ele, a ex-gorda era apenas uma vítima, ela nunca matou ninguém. No final, ele a vestiu de assassina, para ela levar a culpa e ele poder viver junto com sua namorada, sem ser atormentado. Para ler a explicação sobre as revelações finais, basta passar o mouse, mas vou dizendo, é o spoiler principal do filme, a revelação do assassino.

Todas as mortes são bem elaboradas, destaco a da banheira que surpreende com seu desfecho. E, ao contrário de muitos outros filmes parecidos, o assassino só mata quando necessário, ou seja, quando é descoberto. Temos alguns casos avulsos, como o vizinho da protagonista, mas no final, isso se encaixa. E se você pensa que O Dia do Terror demora para pegar no tranco, você está muito errado. Não demora nem dez minutos para alguém encontrar Jesus, surpreendendo, como Pânico.

Tenho certeza que a grande maioria de vocês já viram este filme, até porque, o SBT não se cansa de passá-lo, junto com Do Fundo do Mar. Agora, se você ainda não viu, está esperando o que? Está mais do que recomendado, um dos meus slashers favoritos. Personagens cativantes, boas mortes e uma reviravolta final de tirar o fôlego. E aí? Ainda querem namorar? Nota 10,0.

Comentário(s)
2 Comentário(s)

2 comentários:

  1. Se alguem dissesse que esse slasher é um filme ruim, deveria estar drogado! esse filme (O Dia do Terror) é otimo em varias coisas, como a criatividade em relação ao mistério com os cartões e a misteriosa identidade do assassino por trás da mascara, e as mortes foram muito bem chocantes e a trilha sonora ajudou muito nos seus momentos de suspense esse filme sem duvida é um dos melhores slasher de terror que eu ja vi junto com panico e eu sei o que voceis fizeram no verao passado!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é ótimo mesmo, merecia pelo menos uma sequência, só acho que o assassino meio que fica um pouco óbvio no final, poderiam ter aproveitado mais para transformar todos os homens da trama em suspeitos. E uma coisa que não entendi foi a morte do personagem que foi ligar o aquecimento da água ou algo assim, não havia razão para ele ter morrido, talvez só para justificar o "assassino" no final.

    ResponderExcluir