Especial

Foto:

[Crítica] Identidade Paranormal



Direção: Måns Mårlind & Björn Stein
Ano: 2010
País: EUA
Duração: 112 minutos
Título original: Shelter

Crítica:

Tem dias que você acorda como outra pessoa...

Eu me interessei neste filme desde o anúncio da produção. Mas, assim como A Escolhida, as novidades pararam de chegar e, Identidade Paranormal, ficou um bom tempo na escuridão. Até ele chegar, sorrateiramente, direto às locadoras, pela Califórnia Filmes. Agora vocês já devem imaginar o meu medo e indecisão de ver este filme, certo? A Escolhida mostrou que, quando filmes chegam, na calada da noite, direto em DVD, coisa boa não está por vir. Pois, meus caros, eu quebrei a minha cara em milhões de pedaços.

A história gira em torno de uma psiquiatra forense, Cara Harding, que não acredita em múltiplas personalidades (tanto que no começo do filme, acaba fazendo um homem ser condenado a morte). Mas as coisas parecem prestes a mudar quando ela conhece Adam, que tem outra personalidade, chamada David. Quanto mais Cara tenta provar que Adam está mentindo, mas ela afunda em um suspense bizarro e sem volta. Em paralelo, Adam vai ganhando novas personalidades, e o mistério pode ser muito mais profundo do que qualquer imagina. Quem tem fé?

Bem, eu adorei este filme, sinceramente. Estava super ansioso e com medo que fosse um tremendo fracasso. Fiquei tenso durante todo o tempo, esperando aquele momento suicida onde o filme derraparia e quebraria o pescoço. Fico feliz em dizer que isso não aconteceu e até me arrependo por não tê-lo visto antes. De fato, Identidade Paranormal (título nacional não ficou tão ruim, mas ainda preferia O Abrigo, como na tradução literal), é um ótimo suspense, com um final incrível.

E por falarmos no final, tenho certeza que muitas pessoas não vão gostar. Não quero comentar muito, para não estragar as surpresas, mas muitos irão falar que o desfecho é hipócrita e que ele quer mandar no livre-arbítrio das pessoas. Gente, pelo amor de Deus, é apenas um filme, apenas uma história. Então o que vocês acreditam ou não, é problema de cada um. Não acho que o filme esteja tentando te convencer ou manipulá-lo. Essa questão é meio delicada, então só vai entender quem tiver visto o filme. Eu gostei do desfecho! Estava com medo que o roteiro não conseguisse amarrar todas as pontas do mistério, mas ele o fez de forma digna.

Outro mérito do filme, além da revelação, é claro, é o fato do roteiro não ser flexível com nenhum personagem. Todos sofrem suas devidas consequências. Todos pagam por suas escolhas (lembrando mais uma vez que não estou julgando, estou falando do filme). Eu até pensei que teria aquele tradicional final feliz, mas o roteiro manteve a coragem. Aliás, na última cena, achei que eles iriam ceder, mas foi brilhante, realmente brilhante.

Eu fiquei com muita pena da Julianne Moore. Gente! Aquela mulher come o pão que o diabo amassou. Eu sei que as vezes ela pareceu um pouco chata por nunca acreditar, mas gostei muito da personagem. Outro que merece destaque é o Jonathan Rhys Meyers. O homem simplesmente consegue mudar de olhar em cada personalidade. Realmente um ótimo ator e sua última incorporação é depressiva, se levarmos os fatos em consideração.

Está mais do que recomendado. Califórnia Filmes está crescendo no meu conceito. É engraçado que eu a achava péssima e a PlayArte e a Europa Filmes eram bem melhores que ela, mas isso foi a bastante tempo, acreditem. Quer ver um suspense com um toque de sobrenatural? Identidade Paranormal é a pedida perfeita. Nota 9,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
6 Comentário(s)

6 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, muito bem escrito, quanto ao filme, entrei nesse site exatamente para ler um pouco sobre isso! e com tantas recomendações estou louco para ver!

    Irei assistir agora!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente dígno, o final então, nem se fala. Recomendo pra quem quer ficar dias em choque.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é realmente incrível, eu tbm fiquei meio tensa esperando a cena que estragaria tudo, mas isso não aconteceu! Filme excelente!

    ResponderExcluir
  4. Como o anonimo fez, o parabenizo pelo texto também, muito bem escrito mesmo mesmo e mesmo! E também como vocês adorei o filme. Ele é um filme 3 em 1. Explora os mistérios da mente humana (com ela sendo psiquiatra e falando sobre dupla personalidade), o sobrenatural (quando envolve simbologia, rituais) e paranormalidade, excelente demais.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o filme! Só assisti porque estava passando no Telecine, achei o título interessante, e resolvi assistir porque sou fã de filmes paranormais. Muito bom o roteiro, os atores e o contexto todo! O final, surpreendente... Fiquei com vontade até de uma continuação... Parabéns pelo texto, um ótimo critico de cinema ;)

    ResponderExcluir
  6. nossa gente, que coisa, que bom que gostaram ,eu achei um porcaria, péssimo, mas...gosto é gosto né!

    ResponderExcluir