Especial

Foto:

[Crítica] Semente do Mal


Direção: Adam Gierasch
Ano: 2010
País: EUA
Duração: 95 minutos
Título original: Fertile Ground

» Será distribuído pela Califórina Filmes, direto em DVD, com o título Semente do Mal. É estranho que, o filme mais fraco do festival, tenha sido lançado no Brasil primeiro.

Crítica:

Do nascimento à morte.

Eu sabia que não iria demorar muito para o nível do festival deste ano cair. Depois de três excelentes filmes, tinha uma forte sensação que um filme ruim estava próximo. E vocês acreditam que eu acertei? Desde que eu vi o trailer e o pôster de Fertile Ground, sabia que devia manter minhas expectativas baixas. O projeto não parecia muito atraente e o tema de casas mal-assombradas também não ajudou...

A história segue um casal que, depois de perder o bebê em um aborto espontâneo, decide morar num lugar isolado para colocar a relação em ordem. Quando a mulher descobre estar grávida novamente, o marido começa a agir de forma estranha. Aos poucos, a mulher descobre que espíritos habitam sua casa e eles querem lhe passar uma mensagem. Ela terá que descobrir o que é, antes que seja tarde demais...

Não tenho muito o que falar de Fertile Ground, pelo menos não muita coisa positiva. Não consigo lembrar de nenhuma cena excepcional ou assustadora. Temos algumas assombrações mais ou menos, mas nada que outros filmes não tenham feito melhor. O diretor tenta manter o espectador preso a base de sustos falsos e passageiros, sempre acompanhados de som alto. Diversas vezes a mulher vê espíritos e tem aquele momento do "susto", mas logo na cena seguinte tudo é esquecido e a personagem pensa que é louca.

Isso leva, pelo menos, mas de dois terços de todo o filme. Existe essa quebra de tensão insuportável a todo o momento. A personagem só pode ser maluca se não percebe o que está acontecendo. Além disso, ela é fraca. Vê que seu marido está agindo de forma estranha e só sabe chorar e implorar. E quando o espectador acha que o filme vai engatar de vez, ele acaba. A perseguição final é tão curta que, se o espectador piscar, perde.

As últimas cenas são uma das mais ridículas dos filmes que assisti ultimamente. O roteiro é péssimo. Tenta manter uma surpresa, coloca um monte de informações sem sentido em nossa cabeça e, na hora da explicação, se enrola todo. Ele explica no máximo uma coisa, sendo que nem explica porque ela está acontecendo. E o pior, a cena final deixa evidente que nada disso realmente importa. Eu não sei vocês, mas eu me senti quase que enganado.

E vocês acham que a direção ajuda? Que nada! Na minha opinião, ela é uma das piores coisas do filme. Que, por acaso, é dividido em partes. Imagine você assistindo um filme que, do nada, corta para uma tela preta e nos diz o que acontecerá a seguir. É exatamente isso que acontece em Fertile Ground. Temos "Recomeço", "O Dia da Mudança", "Passado Negro" e muitos outros. É completamente desnecessário. Sem contar que estraga algumas surpresas e deixa o projeto com cara de amador.

Eu não recomendo. Existem muitos outros filmes bem melhores que este. Se for para assistir um filme parecido, veja Horror em Amityville, que tem a mesma essência e é milhões de vezes melhor. Apesar deste pequeno tropeço, o festival deste ano está imperdível. Estou ansioso para saber quais serem os próximos que serão lançados. Nota 5,0.

Trailer:

Comentário(s)
1 Comentário(s)

Um comentário: