Especial

Foto:

[Crítica] Exorcismus - A Possessão



Direção: Manuel Carballo
Ano: 2010
País: Espanha
Duração: 98 minutos
Título original: La posesión de Emma Evans

Crítica:

Existem coisas que é melhor não desejar nunca.

Segura ele, Jesus! O capeta está frenético este ano. Desde que faturou milhões nas bilheterias com O Ritual, ele volta a dar as caras em Exorcismus - A Possessão. Dos mesmos produtores de Rec, o filme iria estrear este ano nos cinemas, mas o lançamento foi cancelado e ele foi mandado direto para as locadoras. Isso já era esperado, a crítica plantou mais sementes do mal que o próprio diabo.

A história segue Emma, uma garota triste e oprimida pelos seus pais rigorosos. E sabe como diz o ditado: Cabeça vazia, oficina do diabo. É exatamente isso que acontece. Desesperada por liberdade, a menina joga o "jogo do copo" para buscar ajudar dos espíritos. Como resultado, o capeta entra em seu corpo e coloca em risco a vida de todos que ela ama.

Não achei o pior filme do ano. Na verdade, é bem divertido. O diabo está lá, espalhando o mal, oprimindo as pessoas com suas mentiras, fazendo joguinhos e sensualizando com padres. O que mais eu poderia querer? Um filme incompleto onde uma menina gorfa que nem O Último Exorcismo? Exorcismus mostra-se bem melhor, mesmo com todos os clichês do gênero.

Os críticos falaram mal até dos olhos brancos da pessoas possuídas deste filme. Gente! Pelo amor de Deus. Eu achei que ficou muito maneiro. Deu um toque especial e ainda mais assustador. Sem contar que o filme usou e abusou da velha fórmula dos filmes de exorcismos. Mas isso não é ruim. Isso é pegar boas idéias e reaproveitá-las, sem perder a identidade do filme.

E a história, apesar de parecer simples, consegue entreter o espectador. Seja pelas artimanhas do demônio ou as reviravoltas não-tão-óbvias. O Ritual pode ser um ótimo filme, mas em Exorcismus, o capeta aparece muito mais a vontade. Conseguindo, assim, espalhar muito mais maldade e destruição na vida da pobre família. Nós começamos odiando os pais por serem rigorosos, mas depois sentimos pena por causa das situações que eles passam.

Então eu acho que o baixo orçamento e não ter que se preocupar com os boicotes de um grande estúdio, trouxe um vilão sarcástico e impiedoso, que não só quer espalhar o terror, como também levar o maior número de almas possíveis, direto para o inferno. A cena final mostra bem isso, remetendo as escolhas que tomamos, o livre-arbítrio.

Não posso dizer nada sobre os gritos demoníacos em espanhol porque vi dublado, mas acho que deve ser um pouco estranho mesmo. Recomendo este filme. Não é o melhor do gênero, mas consegue divertir e assustar. Muito melhor que outros filmecos que se acham os tais e na verdade não são nada, pura pretensão. Assistam e tirem suas próprias conclusões. Nota 9,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário