Especial

Foto:

[Crítica] O Ritual



Direção: Mikael Håfström
Ano: 2011
País: EUA
Duração: 114 minutos
Título original: The Rite

Crítica:

Você só poderá derrotá-lo quando acreditar.

"Vamos precisar de mais água benta"
, disse um personagem do filme Caça às Bruxas e ele não poderia estar mais certo. Em tempos que filmes sobre possessões demoníacas estão invadindo as telonas, é hora do espectador pegar sua cruz, correr para as salas do cinema e ver a nova empreitada do ser das trevas e seus filhos...

A história gira em torno de Michael Kovak (Colin O'Donoghue), que tem em seu destino duas opções: preparar corpos com o pai ou ser padre. Ele opta pela segunda (até eu optaria) e parte em busca de algo diferente para seu futuro. No meio do curso para ser um padre (ou algo parecido), ele desiste. Mas um superior fala sobre os problemas financeiros que ele teria que enfrentar (teria que pagar uns 100 mil) e convence o rapaz a ir até Roma, estudar para ser um exorcista.

Chegando lá, ele tem algumas aulas e rapidamente se mostra um cético. Discute sobre questões de fé com seu professor e se nega a crer nos vídeos e relatos de pessoas possuídas. Logo, ele é mandado para o experiente padre Lucas (Anthony Hopkins), que possui métodos poucos ortodóxicos. Depois de uma série de acontecimentos, Michael percebe que o demônio está atacando-lhe diretamente e, com ajuda de Angeline (Alice Braga), ele terá que conquistar sua fé para vencer o inimigo.

Sinopse empolgante, né? E o filme também. Ele cumpre exatamente o que propõe. Muita bizarrice, perversão e um capeta frenético de língua afiada. Para aqueles que se decepcionaram com a falta de 'possessão' do patético O Último Exorcismo, este veio para alegrar qualquer fã desse tipo de filme.

Devo alertar as pessoas, que ainda não viram o filme, para não assistirem os Spots de TV e trailers, porque eles revelam detalhes cruciais da trama. O único trailer que não mostra essa reviravolta é o que segue abaixo, somente este. Não sei o que leva essas pessoas a fazerem propagandas que entregam todas as surpresas do filme. Mas se você já viu e sabe o que é, não se desespere, o programa não irá ficar ruim, apenas irá perder o elemento surpresa.

Há muito tempo não via um filme de exorcismo tão legal. Apesar de O Exorcismo de Emily Rose ter sido ótimo, o capeta estava mais introspectivo, determinado a fazer mal apenas a protagonista. Não tivemos muitas blasfêmias ou frases perturbadoras, apenas cenas assustadoras envolvendo o demônio dentro do corpo da menina. Em O Ritual ele está super debochado e pervertido, espalhando discórdia com suas meias verdades ácidas. Só perde mesmo para o clássico, O Exorcista. Até porque aquela parte envolvendo uma cruz e "me possua" é insuperável.

Agora só posso deixar minha recomendação para que vocês corram aos cinemas. Destaque para o trio protagonista Colin O'Donoghue, Anthony Hopkins e Alice Braga, que seguraram seus personagens de forma digna, especialmente Hopkins que arrasou no terceiro ato. OBS: Esse ano ainda teremos Exorcismus - A Possessão, que o bloody-disgusting taxou de pior filme do ano, vamos aguardar...Nota 10,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário