Especial

Foto:

[Crítica] Harry Potter e a Pedra Filosofal


Direção: Chris Columbus
Ano: 2001
País: EUA
Duração: 152 minutos
Título original: Harry Potter and the Sorcerer's Stone

Crítica:
Por João Liindley

Deixe a magia começar.

Nos dias atuais, creio que não exista um só ser vivo que não tenha pelo menos ouvido falar em Harry Potter. Com dinheiro apenas para um copo de café e sua imaginação, a autora dos livros criou um mundo totalmente novo e isso originou uma saga de oito filmes de grande sucesso, tornando-se a mulher mais rica da Inglaterra. Eu não era muito fã, mas hoje me arrependo de não ter descoberto antes a importância da série no mundo do cinema.

Harry Potter conta a história de um garoto que descobriu que era bruxo e foi mandado para a maior escola de magia do mundo. Mas, seu passado é sombrio e por isso ele é tão conhecido. Há anos atrás, um bruxo poderoso matou seus pais e quase lhe matou, e isso tornou Harry a única pessoa que sobreviveu na presença “daquele que não devemos mencionar”. Junto de seus amigos Hermione e Rony, ele descobre este novo mundo, que vai de animais voadores e perigosos à quadros falantes e com vida.

O filme com certeza vale as quase duas horas e meia. Uma das coisas mais criativas do filme é o jogo “Quadribol”, um esporte onde se joga voando em vassouras. Sem falar na história principal, impecável, é o tipo de filme onde raramente você encontra um erro. É tão complexo que foi isso que não deixou o filme ficar tão infantil.

Mas como em qualquer outro filme, tem sempre algo negativo. Neste caso, não gostei do ambiente. Ta certo que pra história ter mais sentido, tudo teria que ser num castelo, mas eles acabaram deixando os cenários arcaicos demais. Creio que algo mais colorido ou atual faria alguma diferença, mas não é algo com que vocês devam se preocupar (Isso se fizerem parte dos 2% de pessoas no mundo que ainda não viram o filme).

E se vocês ainda pensam que Harry Potter é um filme pra criança só porque tem bichinhos mágicos voadores e uma trilha sonora à La filme de aventura da sessão da tarde, estão muito enganados. Mas não esperem muito. São, apesar de tudo, crianças, e é apenas o começo de uma era de filmes. Pena que não tive oportunidade de ler os livros, ainda não sei se o filme é leal a ele ou não, mas eu não mudaria nada.

Então, ta esperando o que pra rever? Ainda não viu? Que pena, não sabe o que perde. E se você não gosta, apenas lamento. Mas, aos que estão dispostos a seguir um conselho, tomem cuidado. Harry Potter é completamente viciante. Uma vez que se começa, você desejará ter 25 horas no dia só pra poder ver mais. E preparem suas vassouras, pois a Câmara secreta foi aberta. Nota 9,0.

Trailer Legendado:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário