Especial

Foto:

[Crítica] Triângulo do Medo


Direção: Christopher Smith
Ano: 2009
País: EUA
Duração: 98 minutos
Título original: Triangle

Crítica:

O terror vem em ondas.

'Triângulo do Medo' é um dos filmes que eu mais esperava neste ano. Há uns meses foram lançados vários posters do filme, e todos excelentes. Fui pesquisar no youtube e achei o trailer, que sinceramente, entrega toda e qualquer surpresa do filme. Parece que os produtores perceberam este erro, e um tempo depois foi lançado um outro trailer, menor que o primeiro e não entrega muitos spoilers.

No filme, Jess (Melissa George), uma mulher deprimida que cuida sozinha de um filho autista, decide passear de barco com uns amigos, para esquecer os problemas por um tempo. A situação se complica quando uma horrível tempestade vira o barco e lhes deixa à deriva. Para sorte do grupo, um enorme navio passa, e eles sobem...

Pois, é nesse momento que os verdadeiros problemas acontecem. O navio parece estar abandonado, mas, logo vamos descobrir que tem alguém a espreita. Rapidamente, o grupo vai encontrando a morte, restando apenas a Jess. Para seu horror, ela descobre que esta cena vem se repetindo a muito tempo, e que as coisas que ela está fazendo, já foram feitas antes por ela mesma.

A idéia é original, e a forma como a narrativa é conduzida é muito interessante. O filme todo foca em apenas uma Jess (já que no navio há no mínimo umas três), e seguimos sua desesperada tragetória na esperança de mudar alguma coisa que já tenha feito.

É sempre curioso ver um fato de vários ângulos. E o roteiro se encarrega disso. Somos apresentas a mesma cena várias vezes, mas nunca ficamos cansados de assistir. Pois, cada ângulo é diferente e nos mostra elementos novos.

Spoilers neste parágrafo, se não quiser ler pule para o próximo. O final é decepcionante. O roteiro faz o espectador pensar que algo realmente diferente está acontecendo, mas na verdade não passa da mesma coisa, um ciclo que nunca acaba. Além de apresentar buracos enormes na história: Porque ela esquece o que aconteceu com ela e volta fazer? Porque o tempo volta? Como ela deduziu que matando os outros é a única forma de voltar pra casa? Bem, nunca saberemos...

Os efeitos visuais do filme são bons, e a fotografia em tom de ferrugem também. Destaque para a atriz Melissa George, que leva o filme todo praticamente nas costas. Poderia ser um ótimo filme, mas o final foi decepcionante. Nota 7,0.

Trailer:

Comentário(s)
5 Comentário(s)

5 comentários:

  1. O tópico é meio antigo mas vou comentar.
    Acontece que tudo que rola no filme é literalmente uma castigo divino, baseado na mitologia grega, ou romana, não sei, mas no filme é citado. Ela é como aquele cara da mitologia que é obrigado a subir uma rocha morro acima só pra vê-la cair novamente. Essa parte acontece quando acham um quadro falando sobre o navio, e tem essa citação escrita. Talvez tenha parado lá pq foi uma má pessoa em vida, definitivamente má com seu filho. Nesse inferno, quando vai se livrar do corpo da Jess, ela bate o carro e seu filho morre. Pra salvá-lo vai novamente na aventura, mas quando dorme, se esquece de tudo.

    O castigo divino dela é reviver isso infinitas vezes.

    ResponderExcluir
  2. Ela (2ª Jess) descobre que tem que matar todos quando vê a 1ª Jess (que ainda não sabe de nada e acabou de subir no navio) matando a 3ª Jess (a assassina que já sabe que tem que matar todas as pessoas). Pois quando a primeira atira a terceira no mar ela vê o barco com seus "amigo" e inclusive ela mesma pedindo ajuda ao navio novamente. É aí, então, que ela deduz que só matando todos terá uma nova oportunidade para tentar mudar o curso dos acontecimentos, pois assim ela retornará ao barco (naufragado). A única coisa que ela não sabe é que toda vez que ela dorme durante a viajem no barco ela esquece o que virá a seguir.
    Ah e sempre antes de a 1 Jess matar a 3, esta fala que só matando a todos ela terá uma nova chance de rever seu filho.

    ResponderExcluir
  3. O topico é antigo mas vou comentar [2]
    Pela quarta ez assisti tentando entender o filme, e so com esse comentario ai da mitologia eu entendi. É bom, mas para os fracos e´dificil entender haha

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha imaginado que ela estava presa num looping do tempo e teria que achar uma maneira de sair.

    O problema de aceitar a teoria mitologica é o castigo desproporcional dessa divindade. Não sabemos quantas voltas ela deu pra se arrepender, mas vai ficar pra sempre pagando pela falha? quer dizer que todas as mães maudosinhas estão numa dessa?

    ResponderExcluir
  5. Integra facil meu top 10 terror. Um dos melhores roteiros para terror da decada. Talvez o melhor. E tudo muito bem amarrado pela narrativa, os atores estao afinados, edicao de imagens e som impecavel, fotografia convincente e tensao, misterio e terror da mais alta qualidade. Sou suspeito pra falar de Triangulo. Poucas vezs vi um filme do genero assimilar tantas ideias e nao se perder, tem mitologia, noncense, drama familiar e ainda a parte cliche dos jovens morrendo um por um. Quando me perguntam sobre filmes de suspense /terror ja cito logo O Exorcista, Silencio dos Inocentes, O Iluminado, O Nevoeiro, Triangulo do Medo e mais recentemente O Segredo da Cabana. Tem um tal de Labirinto do Tempo legal tambem com a mesma tematica, mas o filme do navio e espetacular.

    ResponderExcluir